Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O brilho de Antuérpia começa na sua estação central, com a beleza do grande relógio, sendo o primeiro motivo fotográfico de muitos. A viagem continua pelas ruas movimentadas da cidade dos diamantes, entre a escultura da mão do gigante – associada à lenda da cidade –, a Catedral de Nossa Senhora e o castelo Het Steen, que em português significa “A Pedra”.
Durante os últimos meses, a segunda maior cidade da Bélgica ganhou um outro brilho, e a razão é uma das artistas portuguesas mais afamadas: Paula Rego.
Ana Maria Pestana e Jan Lindekeans moram perto de Lovaina, na região flamenga da Bélgica. Vieram de propósito ao museu De Reede para visitar a exposição temporária “Paula Rego – Power Games”, que pretende celebrar a obra gráfica da pintora portuguesa.
O casal luso-belga tem acompanhado o trabalho do jovem museu criado em 2017 e não tem dúvidas em afirmar que a exposição de Paula Rego é a “mais ilustre que o De Reede teve”.
Harry Rutten, diretor do De Reede, revela que logo que soube da oportunidade de ter Paula Rego não hesitou. “É um orgulho para nós mostrar o seu trabalho”, afirma.
A obra de Paula Rego desmascara a hipocrisia, desafia e abomina a moralidade conservadora e usa o humor negro como uma arma delicada. Nos cerca de 40 trabalhos expostos no De Reede, a artista debruça-se sobre os temas da família, da sexualidade e da hipocrisia do quotidiano. A exposição “Paula Rego – Power Games” ficará patente até ao dia 25 de outubro.
Goya, Rops e Munch
O museu De Reede é um museu dedicado à arte gráfica. Trata-se de uma iniciativa do neerlandês Harry Rutten, que doou parte da sua coleção de arte a uma fundação belga.
A coleção concentra-se nos trabalhos de Franscico Goya, Félicien Rops e Edvard Munch. O trabalho destes artistas é apresentado como o de observadores críticos do tempo em que viveram, cada um no seu próprio contexto artístico e social.
Situado no centro histórico da cidade de Antuérpia, o museu conta ainda com obras de outros artistas belgas, incluindo de estudantes da Academia Real de Belas-Artes de Antuérpia.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades