Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O PE debate amanhã com os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão os assuntos na agenda da próxima cimeira de líderes. Noutro debate, participa o primeiro-ministro Justin Trudeau.
Resultados da cimeira de Versalhes e prioridades para o próximo Conselho Europeu
Os eurodeputados vão avaliar amanhã os resultados da reunião informal dos líderes europeus em Versalhes e definir prioridades para a cimeira que terá lugar nos dias 24 e 25 de março, em Bruxelas.
O debate em plenário terá início pelas 15h15 (hora em Bruxelas, menos uma em Lisboa) e será transmitido em direto no Centro Multimédia do PE e no Europe by Satellite.
Na reunião informal de 10 e 11 de março, os dirigentes da UE adotaram a Declaração de Versalhes, na qual tomam posição sobre a agressão da Rússia contra a Ucrânia e esboçam a forma como a UE pode reforçar as capacidades de defesa, reduzir as dependências energéticas e construir uma base económica mais sólida.
A resposta da UE à invasão da Ucrânia pela Rússia será também um dos principais assuntos na agenda da cimeira europeia de 24 e 25 de março, em Bruxelas, na qual participará o Presidente dos EUA, Joe Biden. O Presidente norte-americano reunir-se-á com os líderes da UE no primeiro dia do Conselho Europeu para discutir o apoio à Ucrânia e o reforço da cooperação transatlântica em resposta à agressão da Rússia.
Para além das questões relativas à segurança e defesa e às relações externas, os chefes de Estado ou de Governo da UE deverão ainda abordar a situação da COVID-19, o Semestre Europeu de coordenação das políticas económicas, orçamentais, laborais e sociais, bem como o aumento dos preços da energia.
Primeiro-ministro do Canadá discursa amanhã no Parlamento Europeu
Justin Trudeau intervém amanhã, às 17h30, num debate no Parlamento Europeu, seguindo-se uma ronda de intervenções dos líderes dos grupos políticos.
O debate em plenário terá início pelas 17h30 (hora em Bruxelas, menos uma em Lisboa) e será transmitido em direto no Centro Multimédia do PE e no Europe by Satellite.
No seu discurso, o primeiro-ministro canadiano deverá abordar a invasão russa da Ucrânia e a resposta internacional à mesma, bem como as relações entre a União Europeia e o Canadá.
Antes do debate, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, terá uma reunião bilateral com Justin Trudeau.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades