
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Reabertura de algumas lojas, restrições menos rigorosas em relação a reuniões e atividades ao ar livre a partir de 4 de maio e o retomar das atividades letivas a partir de 18 de maio. Segundo o Le Soir, estas são algumas das medidas integradas na estratégia belga para o período pós-isolamento. A informação foi obtida pelo jornal belga através de um leak de um documento preliminar da estratégia.
Na primeira versão do relatório, os especialistas belgas encarregados de elaborar a estratégia para o período pós-isolamento do país sugerem a abertura de algumas lojas a partir de 4 de maio, de modo a evitar a “concorrência desleal” das grandes lojas.
O documento sugere ainda que seja dada “uma perspetiva” ao setor do sector da hotelaria e restauração, visto que as indicações no relatório são de que os cafés e os restaurantes devem permanecer fechados.
Os especialistas deixam ainda como recomendação a diminuição das regras de distanciamento social. Permitir encontros familiares ou de amigos próximos uma noite por semana, em grupos de no máximo dez pessoas. No entanto, a maneira como isto seria controlado não se encontra claro.
Parques poderão ser abertos e alguns desportos ao ar livre podem voltar a ser permitidos. Já a retoma das atividades letivas ficaria para o dia 18 de maio.
O Conselho de Segurança Nacional da Bélgica reúne-se na sexta-feira para debater estas medidas.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades