Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O primeiro-ministro António Costa é um dos oradores convidados da Semana Parlamentar Europeia, que reúne deputados europeus e nacionais e outras personalidades, nos dias 15 e 16 de março, para discutir questões económicas, orçamentais, laborais e sociais. Os debates centrar-se-ão no impacto da pandemia de COVID-19 e na implementação dos planos nacionais de recuperação e resiliência, bem como na reforma do Pacto de Estabilidade e Crescimento e nos novos recursos próprios (fontes de financiamento) da UE.
O chefe de Governo português irá intervir como orador principal na primeira sessão da “Conferência de Alto Nível sobre o Mecanismo de Recuperação e Resiliência: Lições para o futuro”, que se realiza no dia 16 de março, a partir das 9h00 (hora em Bruxelas, menos uma em Lisboa), e que será transmitida em direto no Centro Multimédia do PE.
António Costa, presidente em exercício do Conselho da UE no primeiro semestre de 2021, durante a presidência portuguesa, assinou o regulamento que cria o Mecanismo de Recuperação e Resiliência com o então presidente do PE, David Sassoli, em 12 de fevereiro de 2021.
A eurodeputada Margarida Marques (S&D), autora de um relatório sobre a revisão do quadro legislativo macroeconómico, aprovado pelo PE em julho de 2021, será uma das oradoras principais no painel relativo à reforma do Pacto de Estabilidade e Crescimento, no dia 15 de março.
Os vários deputados europeus e nacionais poderão intervir nas trocas de pontos de vista que terão lugar em cada um dos painéis da conferência.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades