May 18, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2450 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1684 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1653 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2547 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1839 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3810 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1512 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1481 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1099 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1318 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1338 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1613 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2475 Opinião

Restaurantes e cafés encerram durante quatro semanas na Bélgica



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Um contacto próximo por pessoa, o teletrabalho como norma e os restaurantes e cafés fecham portas durante as próximas quatro semanas. Alexander de Croo, primeiro-ministro belga, anunciou esta tarde, as novas medidas que visam a conter o aumento do números de casos relacionados com o coronavírus. As medidas entram em vigor já a partir da próxima segunda-feira, 19 de outubro.

Na conferência de imprensa desta tarde, o primeiro-ministro belga revelou que nesta sexta-feira, 16 de outubro, cerca de 2 mil pessoas se encontram hospitalizadas e 35 pessoas morreram devido ao coronavírus. “Os números continuam a subir de maneira exponencial”, sublinhou.

“Temos uma missão. Essa missão é de fazer descer os números e para fazer isso são precisas medidas mais restritas”, afirmou de Croo.

A partir da próxima segunda-feira, o número de contactos próximos é reduzido para uma pessoa. Os agregados familiares podem também convidar até quatro pessoas, sempre os mesmos, a mudar de duas em duas semanas. As regras de distância têm de ser respeitadas.

O teletrabalho passa a ser mandatório, sempre que seja possível. Para aqueles que não podem trabalhar de casa, terão de seguir as recomendações do governo de modo a que possam efectuar o seu trabalho em segurança.

Os restaurantes e cafés encerram durante quatro semanas. Após duas semanas, a medida será avaliada. No entanto, a obtenção de refeições de take-away, ainda será possível até às 22:00 horas. Alexander de Croo afirmou ainda que o governo se encontra a preparar um pacote de medidas financeiras para ajudar os estabelecimentos nesta fase.

A venda de álcool é proibida a partir das 20:00 horas. É também implementado um recolher obrigatório entre as 00:00 e as 05:00 horas.

Os mercados alimentares podem permanecer abertos, seguindo todas as medidas que já estão em vigor. Mercados de Natal e aldeias de inverno não serão possíveis.

Em funerais, é permitida a presença de até 40 pessoas.

Na conferência de imprensa não foram anunciadas medidas para o desporto e para a cultura. Essa revisão será apresentada apenas na próxima sexta-feira, 23 de outubro. Até lá, as coisas podem continuar normalmente. Para outros ajuntamentos ou eventos de interior, que não tenham protocolo, é permitida a presença de um máximo de 40 pessoas.

“Sei que as medidas são severas e que será uma injustiça para muitos, mas este vírus não é justo. Estas medidas são para proteger os mais vulneráveis. Para evitar o pior, temos de tomar medidas agora”, justificou o primeiro-ministro belga.

Medidas são necessárias

“Do ponto de vista da saúde, penso que é do conhecimento de toda a gente que estas medidas são necessárias. Vemos os números a aumentar e todos os indicadores estão a vermelho”, afirmou numa conferência no início desta tarde Yves van Laethem, porta-voz inter-federal da comissão de combate à Covid-19.

Para este fim-de-semana, antes da entrada oficial das medidas do governo belga, o médico recomendou alguma contenção à população em geral.

“Não façamos o mesmo erro de março, em que as pessoas quiseram aproveitar os últimos dias antes do confinamento de forma exagerada. Vimos o que aconteceu quinze dias depois”, afirmou van Laethem.

Nos últimos sete dias, a Bélgica teve uma média de quase 6 mil casos e de 23 mortes por dia. Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o país regista cerca de 192 mil casos e 10 mil mortes devido ao coronavírus.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Rúben Castro
Author: Rúben CastroEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 662 guests and no members online