April 24, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2380 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1599 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1587 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2490 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1814 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3775 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1443 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1444 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1036 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1282 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1272 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1548 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2445 Opinião

COP27: Macron quer organizar cimeira em Paris em 2023 antes da próxima COP no Dubai



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje a intenção de organizar uma cimeira em Paris em 2023 para pôr em prática "um novo pacto financeiro" com países vulneráveis, prévia à próxima reunião do clima no Dubai.

"Precisamos de um novo acordo financeiro com os países mais vulneráveis. Vou trabalhar nisto com os nossos parceiros com vista a uma cimeira em Paris antes da próxima COP", que deverá realizar-se no Dubai no final de 2023, anunciou o Presidente francês no rede social Twitter.

A Cimeira do Clima das Nações Unidas, COP27, terminou esta madrugada em Sharm el-Sheikh, a estância balnear egípcia no Mar Vermelho, com a aprovação de um acordo altamente contestado, que prevê a constituição de um fundo de compensação por perdas e danos destinado aos países em desenvolvimento mais afetados pelas alterações climáticas, mas quase omisso em relação aos compromissos para a redução da emissão de gases com efeito de estufa e às metas de contenção do aquecimento global.

O Presidente francês quer que essa conferência se concentre na questão da redução das emissões globais de CO2 e dê uma resposta à "deceção" expressa pela União Europeia, que criticou o texto final da COP27 por não colocar ênfase suficiente na redução das emissões poluentes.

"Todos os países devem assumir um compromisso claro de se afastarem do carvão. Estamos a seguir de perto os países emergentes que estão a dar o exemplo, tais como a Indonésia e a África do Sul", afirmou Macron.

O acordo assinado em Sharm el-Sheikh faz mais para abordar os impactos da queima de combustíveis fósseis do que para combater a causa principal das alterações climáticas, mas mesmo neste aspeto, está longe de satisfazer a unanimidade de países que o aprovou.

Segundo o compromisso assumido no Egipto, o fundo recorrerá inicialmente a contribuições de países desenvolvidos e outras fontes privadas e públicas, tais como instituições financeiras internacionais. Porém, as principais economias emergentes, como a China, não são expressamente obrigadas a contribuir, uma opção que permanece sobre a mesa e será negociada nos próximos anos.

Esta é uma exigência fundamental da União Europeia e dos Estados Unidos, os quais argumentam que a China e outros grandes poluidores atualmente classificados como países em desenvolvimento têm o poder financeiro e a responsabilidade de pagar.

Como afirmou em declarações à agência Associated Press Alex Scott, um especialista em diplomacia climática do grupo de reflexão E3G, como aconteceu até agora com todos os mecanismos de financiamento associados ao clima, uma coisa é criar um fundo, outra é fazer o dinheiro entrar e sair.

O mundo desenvolvido ainda não cumpriu o seu compromisso de 2009 de gastar 100 mil milhões de dólares por ano em outras ajudas climáticas - concebidas para ajudar as nações pobres a desenvolver a energia verde e a adaptar-se ao aquecimento futuro, lembrou o especialista.

O fundo será em grande parte destinado às nações mais vulneráveis, embora haja espaço para países de rendimento médio severamente atingidos por catástrofes climáticas poderem vir a obter ajuda.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 419 guests and no members online