Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, representou Portugal na Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre as Mudanças Climáticas, que ontem terminou no Dubai. A 28ª reunião reuniu delegações de mais de duzentos países, e foi iniciada a 30 de Novembro na Expo City, daquela cidade dos Emirados Árabes Unidos.
Para o antigo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e da Comunidade Intermunicipal da região, foi um êxito para o nosso país participar no encontro, e subscrever o abandono dos combustíveis fósseis até 2050, um acordo inédito a nível mundial.
De salientar, que a concordância para tal decisão, foi destacada por cientistas como a “única forma de salvar o mundo de uma catástrofe climática”, e Portugal é um dos subscrictores dessa preocupação actual.
Com o documento ora saído da reunião no Dubai, começa um trajecto definido ou fases elencadas, “ordenada e equitativa para chegar á neutralidade carbónica”, com aprovação de medidas por parte de cada país e também investimentos para cumprir a meta definida para 2050.
Encontro com embaixador enviado por Guterres
Mas, no âmbito do encontro mundial realizado no Dubai, o Secretário de Estado manteve contactos com diversas delegações presentes, assim como algumas individualidades em particular.
Foi o caso da reunião com o embaixador especial para os Oceanos, nomeado por António Gueterres, Secretário Geral da ONU: o diplomata Peter Thomson, antigo Presidente da Assembleia Geral da ONU e Presidente da sessão da ISA (Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos), sigla em inglês, no ano de 2011, e o Presidente do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), José Guerreiro, momento registado na foto.
Também, o responsável pelo Mar no governo de António Costa, foi o convidado para a abertura do Fórum África – Europa, sobre a estratégia de grupo para os oceanos, no âmbito da COP28, realçando a cooperação existente de Portugal com aquele continente, com exemplos de Cabo Verde e Senegal.