Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Fernando António Nogueira Pessoa (1888 – 1935) foi poeta, tradutor, publicitário, polemista, crítico literário, enfim um génio que nasceu em Portugal, mas é um nome da literatura universal. O autor do célebre livro - Mensagem – foi homenageado em Bruxelas no Dia de Portugal em 2008, com inauguração de seu perfil na Place Flager por iniciativa do então embaixador de Portugal no Reino da Bélgica, Tavares de Sousa, o município de Lisboa presidido por António Costa (hoje Primeiro – Ministro) e apoio da comunidade portuguesa na sede da Europa, entre ela, Joaquim Pinto da Silva, antigo Director de Cultura na Comissão Europeia e da Livraria Orfeu também na capital europeia, que editou trabalhos de e sobre Pessoa.
A escultura, da autoria de Irene Vilar (1930 – 2008), está integrada naquele centro da comunidade luso – belga, com o piso que a rodeia, efectuado em calçada à portuguesa. O calcário e o basalto para realizar esse trabalho artístico foram de Portugal, assim como 5 calceteiros que de Lisboa estiveram durante mês e meio em Bruxelas, para essa missão cultural.
Com o objectivo de divulgar o monumento, e também o Homem e a Obra, a União Geral de Trabalhadores (UGT) em parceria com o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima e o António Fernandes, do Departamento de Imprensa, Conferência e Protocolo, do CESE (Comité Económico e Social Europeu), promovem no feriado nacional de 5 de Outubro, uma Evocação de Fernando Pessoa, junto do seu monumento.
O programa inicia-se pelas 18,00 h, com intervenções de Carlos Simões Silva (Secretário Geral da UGT) e Christos Doulkeridis (Burgomestre de Ixelles), isto é, Presidente da Câmara daquele pequeno município da região de Bruxelas Capital.
Segue-se um comentário do Mestre em Linguística Francisco Miguel Valada, intérprete de conferência nas instâncias comunitárias de Bruxelas e Luxemburgo, sobre a célebre frase pessoana: Minha Pátria é a Língua Portuguesa.
A sessão, pública, termina com intervenção do embaixador de Portugal no país – sede da União Europeia, Rui Tereno.