Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O concelho de Vila Verde será na noite de amanhã, a capital da cabidela em Portugal! O motivo, é que alguns dos nomes sonantes da cozinha de autor no nosso país, apresentarão as suas delícias para um painel de dezenas de convidados, num encontro marcado para o Restaurante Torres.
Assim, estarão em prova as seguintes modalidades de ementas de cabidela: de pombo, de galo, de empadinha, de vitela, de favas, de pica no chão e uma harmonização de legumes e cabidela.
Os pratos serão confecionados pelos chefs de cozinha: António Bóia, Vinagre, Carlos Torres, José Júlio, o estrela Michelin António Loureiro e Martinho Freitas.
Presença entre os comensais, de Paulo Amado, Presidente da Ordem da Cabidela, uma agremiação de apreciadores do menú, fundada em 2016, e que, paralelamente edita publicações de índole gastronómica. Outros encontros decorrerão ao longo do ano, agendados para Bairrada, Portalegre, Loulé, Guimarães…
No âmbito duma cooperação em estudo, essa instituição com 700 associados, colaborará com o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, esse grupo de apreciadores de iguarias locais, designadamente Sarrabulho e Bacalhau de Cebolada, além de organização de provas de vinhos e outros produtos regionais, dentro e fóra do país.
Entretanto, também Loures, a capital da gastronomia no Vale do Tejo, receberá um almoço onde a Cabidela de Pica no Chão será apreciada. O manjar decorrerá a 15 de Maio próximo, numa organização do Grupo Folclórico Verde Minho em colaboração com o município, sob a batuta de chef Carlos Torres, vencedor do Prémio Nacional de Gastronomia 2021.