Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A promoção da enogastronomia portuguesa continua a marcar pontos positivos nas comunidades espalhadas pelo mundo, especialmente na Europa, particularmente em França.
A Associação Luso – Francesa com sede na cidade de Saint Cyr L ´ École é um dos exemplos da sua aposta nesses “jantares da saudade “como já os apelidaram os emigrantes mais antigos. É que, com a autenticidade da confecção dos pratos típicos, desde as mãos sábias até à importação de alguns ingredientes necessários de Portugal, os comensais associam-se em grande número, para recordar e conviver com familiares e amigos.
Entre vários eventos em que temos participado ou tido notícia, eis agora mais um, desta vez às portas do palácio de Versalhes, a duas dezenas de quilómetros de Paris.
O jantar de Bacalhau á Zé do Pipo, abre as iniciativas gastronómicas este ano da já referida Associação Luso – Francesa de Saint Cyr L École, dirigida por Bruno Silva. Agendado para 25 de janeiro próximo, Sábado, no Salão de Festas da Place Pierre Semard, próximo da Gare do Caminho de Ferro, e restam ainda alguns lugares. Os interessados em participar devem inscrever-se através de M. Silva (06 – 62387132) e disporem assim dessa oportunidade para saborear iguarias portuguesas por parte de experientes cozinheiras também nacionais.
Recordemos, que o Bacalhau á Zé do Pipo, é uma das várias maneiras de cozinhar o “fiel amigo”. A receita surgiu no Porto cerca de 1940, por iniciativa de José Valentim, então proprietário de um restaurante local, e, ao ser vencedora do concurso A Melhor Refeição, ao melhor Preço, rapidamente se espalhou pelo país. Além do bacalhau, integram o prato como ingredientes: puré de batata, leite, cebol, azeite, pimneto vermelho, louro e azeitonas.
Sobre próximos eventos na localidade junto de Versalhes, agende-se desde já, o Jantar da lampreia, a 21 de Março, cujos ciclóstomos irão de Ponte de Lima, e no fim de semana de 30 e 31 de Maio, mais uma edição do Festival de Folclore e Torneio Internacional de Futebol de 11, organizado pelo clube local - os “Limianos” de Saint Cyr – com as duas equipas bem classificadas: um honroso 3º lugar na Liga de Paris, e o 1º da <tabela na Distrital (Versalhes).