
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
12:58:06 A cidade de Chalette – Sur – Loing, geminada com Ponte de Lima e Kiev, Ucrânia, situada nos arredores de Órleães, a uma centena de quilómetros de Paris, realiza este Sábado a terceira edição do Bacalhau de Cebolada.
Trata-se de um convívio anual organizado pela Ronda Típica local, o mais antigo grupo folclórico em território francês, a completar 40 anos de existência.
A equipa de cozinha será chefiada por Margarida Ribeiro, natural de Rebordões Santa Maria, Ponte de Lima, presidente daquela colectividade e entusiasta da divulgação das tradições culturais e gastronómicas portuguesas na região. Mas, face ás numerosas inscrições, esgotadas há duas semanas, e ao espaço cedido pelo município de Chalette, Departamento de Loiret, o salão de 507m2 na Casa das Associações, os organizadores decidiram dividir o evento gastronómico em dois: Sábado, dia 8 de Fevereiro pelas 20 horas, e segunda edição agendada para 21 de Março no mesmo local e horário.
Quanto à ementa recordemos que é um prato antigo, confecionado principalmente no Minho, concelhos de Ponte de Lima, Braga, Barcelos e Vila Nova de Famalicão, receita que chegou a Lisboa. É que, no desaparecido Hotel Espanhol, situado no número 250 da Rua da Prata, na baixa pombalina, os escritores António Feijó (1859-1917) e Eça de Queirós (1845-1900) costumavam saborear a iguaria como registam em sua correspondência e obras publicadas.
Mas, o fim de semana estará em prova de pitéus portugueses minhotos, não só em França! Na vizinha Espanha, em Ourense, no – Xantar – Feira Internacional de Gastronomia e Turismo da Galiza, o Melhor Cozinheiro Jovem de Portugal em 2019, André Rodrigues, aluno de Gestão e Produção de Cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, vai realizar pelas 14,30 h um Show Cooking com a especialidade premiada: um arroz de miúdos de frango, robalo em sous – vide, emulsão de cristas de galo e gordura de frango e o crocante de coentros.