Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
No próximo fim de semana, dias 18 e 19 de Novembro, a gastronomia portuguesa, minhota e Pontelimense, regressa á Bélgica, pela mão de dois conceituados chefs de cozinha. O Café Restaurante Portugal em Bruxelas, será o local para saborear os apreciados pratos típicos, mais que centenários da nossa culinária. O evento fica a dever-se aquele parceiro do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, com gerência de Albano Figueiredo.
Para a sua confecção, jantares na Sexta ou Sábado, deslocam-se propositadamente á capital europeia: de Ponte de Lima, o Chef Paulo Santos, da Casa de S. Sebastião; de Vila Verde, sua terra natal, mas estabelecido no Porto com o Elebê, o Chef Carlos Torres, vencedor do Prémio Nacional de Gastronomia 2021.
Reconhecidos pelo seu talento e produto final saído de tachos, panelas e tabuleiros, a sua actividade de promoção do que há de bom da culinária lusa, os amigos Paulo e Torres já nos têm acompanhado em missões similares. Nos quatro cantos da Pátria, mas também no estrangeiro, os cardápios dos dois entendidos na arte da volúpia, já viajaram também para o estrangeiro, a par, ou singular: França, Bélgica e Suécia, são alguns dos países visitados nos últimos anos.
Assim, para saborear, repetir ou conviver, matar saudades duma comida portuguesa, concerteza, proceda á sua inscrição, pois o espaço é limitado.
E, para acompanhar as iguarias que há mais de 130 anos já amesendavam-se em certos restaurantes lisboetas, afincadamente no extinto Hotel espanhol na Rua da Prata, vários gente de nomeada. Entre eles, recordemos, dois diplomatas e também escritores: Eça de Queirós 81845 – 1900) e António Feijó (1859 – 1917).