Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Na véspera de Sexta – Feira Santa, elementos do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, resolveram reunir à mesa, para uma nova experiência: o bifão, cardápio este com base na peça de vaca, acompanhado de anéis de cebola caramelizada, batata frita aos palitos, arroz seco e salada.
Para além de conterrâneos e habitués nestes serões, na dúzia e meia de convivas havia alguns estreantes e outros de fóra do país. Assim, salientemos, os dois vencedores nacionais do Young Digital Treasures, respectivamente Paulo Trigueiro Santos e Tiago Peixoto Pereira e outros amigos residentes na Suécia e na Bélgica, que incluíram nas férias a ida à Casa de S. Sebastião, em S. Pedro de Arcos.
De Gotemburgo, para saborear a especialidade cárnea, juntou-se ao Clube, Joel Vaz, integrante da Orquestra Filarmónica local; de Bruxelas, viajou o homem do protocolo e comunicação social no CESE (Comité Económico e Social Europeu), António Fernandes, acompanhado da esposa, a sempre disponível Fernanda!
O restante elenco, designadamente familiares desse novo par de talentos portugueses do canto lírico, outrora animação na Corte de El Rei D. Dinis, e agora disponível em versão digital para o mundo conhecer, também participou activamente da tertúlia.
Prato vai, travessa vem, outra mais aqui tem, e outra na mesa cai !…Entre intervenções várias e relatos dos vencedores, a jantarada prolongou-se por quase cinco horas, já rompia a madrugada…
Mas, valeu a pena! Os jovens, felizes pela premiação obtida, vão agora á Torre do Tombo apresentar o seu trabalho musical, e depois a Budapeste, Hungria, recordemos. A apresentação pública do seu contributo para a salvaguarda do património musical europeu, será antecedida duma singela introdução sobre três trovadores Pontelimenses (Calheiros, Calvelo e Facha) e a acção do Rei “Lavrador”, no desenvolvimento local: início da construção da ponte medieval, protecção da feira (não coincidir com a de Monção atribuída em 1305, e de Valença em 1315)!
Voltando ao bifão, a peça de carne bovina grelhada que Chef Paulo Santos se encarregou de apresentar estava divinal! Na ficha técnica, exaltemos as suas três centenas de gramas média de peso, um molho estudado para essa iguaria, e nem se justifica ocupar outro parágrafo com as entradas ou tira – gosto, tantas e variadas, e elencar as sobremesas de doces e frutas, de lambarices e afins…