Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Chef Paulo Santos, proprietário da Casa de S. Sebastião em Ponte de Lima, será o responsável pela coordenação da cozinha e sala do Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, a ter lugar no próximo Domingo, 6 de Fevereiro em Loures, arredores de Lisboa.
Conhecido pelo seu gosto pela cozinha, principalmente mediterrânica e regional, os pratos confecionados por este membro do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima salientam-se no preparo de menús de bacalhau, lampreia, carnes variadas, e claro o famoso Sarrabulho à moda de Ponte de Lima.
A deslocação a Loures, pela terceira vez, insere-se numa colaboração existente com o grupo de apreciadores da gastronomia local e nacional, o tal – Clube – que reúne Chefs, cozinheiro(a)s, produtores e bons amantes dos seus pitéus.
O ágape no sul do país abre as actividades 2022 do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima e obrigará à deslocação na véspera de parte da sua equipa de cozinha, reforçada localmente com oito cozinheiras e/ou ajudantes, disponibilizadas pela Câmara Municipal de Loures, presidida por Ricardo Colaço Leão, ex-deputado na Assembleia da República e toda uma logística do organizador, o Grupo Folclórico Verde Minho, liderado por Teotónio Gonçalves.
O espaço para o evento gastronómico é o salão dos Bombeiros Voluntários locais, com uma área de 500 m2, o qual permite uma resposta altamente positiva aos cuidados com a pandemia definidos pela Direcção Geral de Saúde (DGS). O repasto será servido em mesas redondas limitadas a meia dúzia de comensais em cada uma, com longo espaçamento entre todas, e corredores definidos para serviço de mesa e para bebidas e afins, definiu a organização.
Entre os convidados anónimos, podemos adiantar a presença de alguns dirigentes de instituições nacionais, como autarcas de Loures, Lisboa, Ponte de Lima, Federação do Folclore Português e da Confraria do Vinho de Bucelas.
Paulo Santos, exalta no seu currículo participação em eventos enogastronómicos em Portugal e estrangeiro, aqui principalmente em França (região de Paris e Nancy), Espanha (Xantar – Feira Internacional de Gastronomia e Turismo de Ourense), Bélgica (Restaurante Portugal, embaixada e no Parlamento Europeu com outros chefs, como o Michelin António Loureiro, o austríaco Thomas Egger, e os minhotos Paulo Amorim, Fernando e Carlos Torres).