Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, no âmbito das suas actividades para este Verão, vai organizar uma harmonização de produtos regionais.
Assim, entre vinhos, enchidos, doces e demais iguarias de entreténs, enquanto se aguarda pelo menú regional, os membros e parceiros selecionam os produtos a harmonizar. Estes, serão provenientes das regiões de Ponte de Lima, do Douro e Dão.
Entre os participantes, haverá presença de Albano Figueiredo, proprietário do Restaurante Portugal em Bruxelas, parceiro do Clube, com o qual tem organizado vários eventos, como o Sarrabulho de Ponte de Lima e o Bacalhau de Cebolada, convívios com regresso anunciado para o Outono!
E, com a anuência dos titulares do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima e seus parceiros, além de convidados, poderá haver dois encontros: um na região entre as Beiras e o Douro, e a repetir, na capital da Ribeira Lima.
Para a mesa, entre outros, podemos começar o desfile: as mui medalhadas alheiras de galo da MinhoFumeiro com cama de legumes, além de seu paio e salpicão especiais; o Folar Limiano, essa colectânea de carnes e fumados, avinhadas em loureiro, de chef Vítor Lima; a afamada bôla de queijos de chef Paulo Amorim; o colega chef Paulo Santos, está ainda em meditação para o seu tesouro gastronómico a escolher; outro homem célebre da cozinha regional, portuguesa, apresentará um (segredado) Bacalhau assado, acompanhado de coentros e …, servido em recipiente especial, etc; a liderar as sobremesas, o famosíssimo Pão de Ló da Havaneza, e para tudo molhar: os loureiros da Cuca e Vil´ Antiga, a cerveja artesanal Putin Que o Pariu e uma outra surpresa líquida!
Entretanto, no âmbito da expansão e mostras gastronómicas, o Clube poderá dar um salto maior: da Suécia, o famoso chef Gunnar Frykfors e um outro de Itália, vão fazer parceria num evento em preparação.