
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Constituído num encontro realizado na Casa de S. Sebastião em S. Pedro de Arcos em Julho do ano passado, o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, vai reunir oportunamente para calendarizar actividades no país e estrangeiro.
O Sarrabulho à moda de Ponte de Lima e o Bacalhau de Cebolada continuarão a ser os pratos líder das promoções gastronómicas do concelho, a par de outras solicitações de colaboração de municípios vizinhos, designadamente Viana do Castelo e Ponte da Barca.
Também os vinhos continuarão nas campanhas de comeres tradicionais da região, designadamente os Loureiros e Vinhão, da Casa da Cuca, em Moreira do Lima; o Vila Antiga, da Correlhã, e os da Cooperativa local. Na área de doces e salgados, elenquemos, os das pastelarias, Havaneza, no centro da vila, e a Doce Encontro e Casa do Folar Limiano, na Feitosa, além dos enchidos MinhoFumeiro, da Correlhã, recorde-se.
Em cerca de cinco anos de eventos, o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, sucedâneo dum grupo de cozinheiro(a)s e proprietários de restaurantes permitiu que mais de 5500 comensais provassem e/ou divulgassem o Sarrabulho á moda de Ponte de Lima, em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Luxemburgo. Quanto a apoios há a salientar os eurodeputados José Inácio Faria, José Manuel Fernandes e Nuno Melo, para além do Restaurante Portugal e da embaixada de Portugal em Bruxelas, principal destino institucional dos membros do grupo. Entre Chefs, cozinheiros e colaboradores, elenquem-se: o Estrela Michelin, António Loureiro, de Guimarães; o austríaco Thomas Egger, estabelecido em Tabuaço, mas com actividade anual na Áustria, Alemanha e Hungria; de Ponte de Lima: Paulo Santos (Casa de S. Sebastião), Fátima Amorim, Cassilda Quesado (Solar do Taberneiro), Maria do Céu Gomes (Cozinha Velha), Goretti Bezerra (Sonho do Capitão); das vizinhanças, os Chefs Fernando Torres (Vila Verde) e filho, Carlos, do Elebê (Porto e Póvoa do Varzim) Manuel Viana Martins (também um internacional, e Formador de cozinha da escola Epralima, Arcos de Valdevez); Diogo Nascimento, do Hotel do Prado (Melgaço), além da colaboração de outros, locais: o engenheiro Rui Melo (fins de semana, disponíveis), Iva Lima (idem) e os restaurantes, Sabores do Lima, A Carvalheira e The Best Of Portugal (Feitosa, Centro Equestre Vale do Lima). O Clube tem ainda um representante mais longe: o Limiano João Pedro Coelho, cozinheiro no Melhor Restaurante do mundo em 2016, e actualmente no terceiro lugar, segundo o guia francês La Liste: o Hotel de Ville, Crissier, Lausanne, Suíça.
Portanto Outono e Inverno, caso a pandemia desça para valores mais felizes, eis o regresso de eventos vários, nacionais e internacionais dum grupo de amigos admiradores da boa cozinha regional portuguesa!