Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, regressou ao início da tarde da passada segunda – feira de Itália, onde participou em cerimónias oficiais (ver notícia de 26 do corrente deste jornal electrónico) de homenagem ao Beato Francisco Pacheco, o popular Santo mártir dos Pontelimenses.
Mas, para além desse cumprimento de agenda, designadamente nos finais das tardes de Sábado e Domingo, o grupo estabeleceu contactos sobre a enogastronomia italiana, digamos da capital: Roma.
Cumprindo esse objectivo da sua constituição, os cinco membros do Clube, acompanhados do seu correspondente, Tomás Pinto Bravo, mestrando em História da Igreja, vários foram os tipos de massa (pasta em italiano!), pizzas de vários sabores e condimentos, doces e café em prova.
Entre passeatas várias, visitas possíveis que a estadia proporcionou, a delegação do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, deslocou-se ao Coliseu, Forum Romano, Arco de Constantino, Vaticano, Panteão, Praças do Pópulo, de Espanha e Navona; Fonte de Trevi, Igreja de Santo António dos Portugueses (cerimónias do Beato) e monumento ao rei Vittorio Emanuel.
Recordemos, que a partilha de produtos enogastronómicos portugueses/limianos, decorreu no almoço de convívio na comunidade das Irmãs Fraterna Domus Di Roma, com a alta representação da embaixada de Portugal junto da Santa Sé e claro, o nosso patrício gastrónomo, algarvio, Tomás Pinto Bravo.