Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima regressa nos próximos meses á promoção do Arroz de Sarrabulho, prato típico do concelho e documentado desde 1860, e uma das iguarias mais características de Portugal, vencendo há meses, mais uma vez, o Prémio Regiões, recordemos.
A decisão duma nova digressão com a especialidade gastronómica, justifica-se perante convites e contactos com entidades oficiais e comunidades luso – portuguesas, após as restrições à pandemia terem sido levantadas. A soma dos estômagos interessados em repetir, aplaudir ou unir familiares e amigos á mesa, totaliza um milhar de aderentes.
De acordo com o grupo, constituído por emblemáticos restaurantes aderentes ao projecto e alguns particulares apreciadores do Sarrabulho, o trabalho centrar-se-á pela Bélgica e França, com escolha de três localidades como pólos gastronómicos. Esta decisão, insere-se não só numa escolha geográfica, bem como aglutinadora de comensais residentes em países vizinhos: Holanda, Alemanha, Luxemburgo e Suíça.
Assim, sob o comando do chef Paulo Santos, a missão gastronómica repete-se, agora com colaboração dos vinhos medalhados na derradeira edição da Feira dos Verdes, que decorreu de 10 a 12 de Junho último, em Ponte de Lima. Os parceiros, escolhidos, são o Vil´ Antiga, da Correlhã, o da Cuca, de Moreira do Lima, e a Cooperativa do concelho.
Completam o rol de empresas promotoras do produto alimentar limiano, os restaurantes, Casa de S. Sebastião, Fátima Amorim, Sabores do Lima, Sonho do Capitão e Solar do Taberneiro. Já na área dos enchidos e fumados, destaquemos a multimedalhada MinhoFumeiro.
Na primeira metade deste ano, o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, organizou ou colaborou em eventos de divulgação do Arroz de Sarrabulho e suas delícias, ou outros pratos, como o Bacalhau de Cebolada e o Pica no Chão, em Ponte de Lima, Bruxelas e Loures. A participação nos cardápios reuniu meio milhar de interessados ou apreciadores do pitéu regional.