Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, constituído por um grupo de amigos apreciadores da boa comida regional, assinalou ontem o seu primeiro aniversário de eventos públicos, onde foram elencados outros para a Primavera do próximo ano.
A comemoração da efeméride decorreu na confeitaria Havaneza, o local onde a 29 de Dezembro de 2020 se iniciaram as evocações de Limianos que engrandeceram o concelho e/ou o país. Foi o caso do diplomata, poeta e gastrónomo António Feijó (1859 – 1917) que desde a juventude era cliente do antigo Café Camões, encerrado em 1914, um espaço reaberto pelos anos trinta com a designação que mantém!
Recriando passos do autor da Ilha dos Amores naquele local de convívio, aflorando as suas estadias de férias do Brasil ou da Suécia, Feijó era assíduo naquele comércio inaugurado por ocasião do Tricentenário da Morte (1880) de Luís de Camões, também patrono do Largo adjacente.
O anoitecer de ontem foi preenchido com memórias e apreciação de produtos dum novo parceiro no sector de enchidos e fumados: a Pimentinha. Os provadores tinham á sua escolha presunto, chouriça de carne caseira normal e picante, e salpicão do lombo de porco. O Chef Paulo Santos, mais uma vez, foi autor dum balanço, positivo das produções cárneas da família do amigo Carlos Reis Pimenta. Mas, a equipa foi diversificada, reduzida face ao tempo de pandemia que vivemos; contudo, pela degustação passaram alguns clubistas do bom apetite e do paladar: Armando Melo, António Sousa, Carlos Reis Pimenta, Rogério Lopes, João Barbosa, Henrique Margarido, Rui Melo, entre outros. O festim terminou com o afamado Pão de Ló do anfitrião, e tudo foi molhado com Loureiro da cooperativa local. E, antes que esqueça, salientemos o serviço estrelado do trio de colaboradores da casa: Paulo Martins, Fernando Leitão e Zé Morais!
Empreendedores no mundo do fumeiro, os manos Pimenta seguem assim a tradição de seus maiores, pois dentro de meses completam–se 60 anos da instalação desse comércio de comidas e bebidas, do qual foi sucedâneo a Pimentinha.