Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima que no passado dia 29 de Dezembro completou um ano de eventos públicos, com evocações de Figuras Limianas, designadamente os diplomatas António Feijó e Conde da Barca; o magistrado e escritor Conde d´Aurora; o estadista e militar General Norton de Matos; o capitalista e benfeitor António Mimoso, para além de várias degustações de vinhos, doces, salgados e outros acepipes regionais, reuniu para balanço e avanço!
Com a ausência de alguns membros do grupo e parceiros no primeiro encontro na Havaneza, um segundo convívio teve lugar, para troca de opiniões e conhecimento de produtos da Pimentinha, designadamente o salpicão do lombo do cachaço e uma chouriça de carne, acompanhado duma boroa de milho amarelo Sereia do Lima, tudo regado com Loureiro Sonho do Capitão.
Desta vez, completou-se o grupo com mais parceiros e membros: Carlos Pimenta, o antigo director comercial da TAP em Bruxelas Joaquim Gomes, o engenheiro civil e cozinheiro internacional ao fim de semana Rui Melo, o fadista amador Henrique Margarido, sargento João Barbosao examinador de condução Joaquim Loureiro e o director de Património da Universidade Fernando Pessoa, Fernando Fernandes e Alberto Silva, empresário do ramo automóvel.
Durante hora e meia, no âmbito da convocatória, os participantes analisaram possíveis agendamentos e/ou outros já calendarizados, a partir de Fevereiro próximo. Assim, a gastronomia regional portuguesa, particularmente Pontelimense vai prosseguir a sua viagem, incluindo alguns novos destinos ou locais de apresentação. Estes incluirão novamente o mapa europeu, mas também o território nacional, com participação e figuras públicas em algumas actividades. Em Ponte de Lima deverá ocorrer também, à semelhança do ano passado, um manjar organizado pelo Clube com participação de gastrónomos e amigos residentes na metrópole portuense, em Espanha, Bélgica e Itália, onde o Sarrabulho será “rei”, em sintonia com Folar Limiano e (?) surpresa!
Mas, o encontro serviu também para o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima se congratular pela classificação do vilaverdense Carlos Torres, com espaços comerciais no Porto e Póvoa de Varzim, ter obtido o quarto lugar nacional no concurso de Chef de cozinha! De momento, o premiado encontra-se em Milão, Itália, na promoção de seus serviços e produtos, assim como o colega e também nosso companheiro, Thomas Egger no Tirol, Áustria, em igual missão comercial, o que muito nos honra e felicitamos!