Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Depois do já famosíssimo Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, agora, também o Bacalhau de Cebolada, um prato típico português com tradição nos concelhos de Lisboa, Braga, Famalicão e Ponte de Lima, ganha cada vez mais apreciadores dentro e fóra do país!
A confirmar as nossas palavras, registamos o evento social nos arredores da capital francesa, a cidade de Drancy, onde residem numerosas nacionalidades, destacando-se portuguesas, minhotas, limianas.
Deste modo, pais dos noivos e familiares, decidiram incluir como um dos pratos da boda, o Bacalhau de Cebolada.
Para a confecção da iguaria, os organizadores convidaram chef Paulo Santos, para liderar toda a equipa da cozinha, o qual se deslocou de Ponte de Lima, e permaneceu pelos arredores da capital francesa durante cinco dias.
O êxito do trabalho foi confirmado no Sábado último, 7 do corrente mês, com centena e meia de comensais a elogiarem o cardápio especial com escolha acertada!
Recorde-se, que a sugestão com o fiel amigo na variante de cebolada, foi reintroduzido em Ponte de Lima há cerca de oito anos, por ocasião das feiras gastronómicas na Expolima, o parque de exposições do concelho. Para além de restaurantes locais, também alguns membros e parceiros do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima têm participado na sua divulgação, como jantares temáticos na Bélgica, França, aqui para além da região de Paris, também no norte em Drancy, com participação de dezenas de comensais provenientes do Luxemburgo e Alemanha.
Entretanto, podemos adiantar que também o Bacalhau à S. Teotónio, prato típico de Valença do Minho, poderá ser motivo oportunamente, duma promoção similar, designadamente uma apresentação na capital europeia, Bruxelas, da responsabilidade da chef Amaya Guterres.