Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Depois de realizadas algumas pesquisas orais e bibliográficas, a Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Caminha, pólo de Vila Praia de Âncora, aprovou o estudo do cabrito de Ponte de Lima, mais concretamente á moda de Beiral, freguesia com área montanhosa, a uma dezena de quilómetros da sede do concelho.
Trata-se do trabalho final de curso da aluna Ariana Brito Amorim, filhado Presidente da Junta, e que apenas com 17 anos de idade tem já reconhecidos méritos culinários, nomeadamente e na preparação das carnes para convívios particulares e familiares, e doces para sobremesa.
Agora, a jovem promessa de cozinha, está mais sorridente na sua carreira escolar, pois o seu projecto de PAP (Prova de Aptidão Pedagógica), mereceu unanimidade do Júri em sua reunião preparatória para o exame final: a defesa da monografia, a qual foi agendada para 7 de Janeiro de 2021.
Subordinado ao título Animais da Quinta na Cozinha, o estudo do cabrito á moda de Beiral do Lima, vem reconhecer a tradição do pastoreio e consumo da carne, muito apreciada em pratos regionais, no modo de assado, estufado ou de caldeirada.
Felicitamos a autora com escolha do tema, e auguramos êxito perante os peritos no início do ano, certos que a investigação resultou em reconhecimento, numa ementa regional, apreciada em muitos restaurantes de Portugal, nomeadamente no Minho e em Ponte de Lima.