Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
No passado sábado, 17 do corrente, a eurodeputada Prof. Isabel Carvalhais, acompanhada da sua Assistente em Portugal, Eduarda Lopes, visitou Ponte de Lima, no âmbito da sua actividade na comissão de Agricultura e Pescas do Parlamento Europeu.
O programa iniciou-pelas 12,30 h com uma evocação do poeta, gastrónomo e diplomata António Feijó (1859 – 1917), junto do seu monumento; o autor das Bailatas, foi um grande divulgador da gastronomia e vinhos do Minho e Douro nas funções oficiais desempenhadas no Brasil, Dinamarca, Noruega e Suécia. A ilustre visitante referiu-se ao homenageado como um “insigne limiano, português e cidadão do mundo “, recordado numa área menos conhecida: a gastronomia do seu país e região, sublinhou.
A comitiva de dezena e meia de participantes seguiu para a degustação de produtos regionais de Ponte de Lima no Best Of Portugal (Picadeiro de Ponte de Lima, Feitosa), principalmente com o Folar Limiano molhado em tinto vinhão Carcaveira Velha e boroa de milho, do Chef Vítor Lima; alheira de galo, salpicão da Serra de Arga, chouriça de carne e presunto da MinhoFumeiro; queijinhos de ovelha e cabra, compotas caseiras Terras do Lima, e chocolates Brutus completaram o cardápio, tudo regado com Loureiro da Casa da Cuca e espumante da Adega Cooperativa de Ponte de Lima.
Ainda no Centro Equestre do Vale do Lima, Isabel Carvalhais trocou impressões com o antigo eurodeputado nas comissões de Saúde Pública e Segurança Alimentar, José Inácio Faria, jurista na Câmara de Lisboa. A eurodeputada no seu discurso, agradeceu o convite do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, para “conhecer o que as terras limianas têm de melhor, e sabores e saberes “; seguiram-se trocas de impressões com José Carlos Amorim, empreendedor da Cuca (Vinhos e Turismo Rural); Luís Gomes, proprietário do Best Of Portugal; João Quintela, Director comercial da MinhoFumeiro; António Fernandes, jornalista no CESE (Comité Económico e Social Europeu), em Bruxelas, que no âmbito da sua actividade também organiza acções de promoção da Ribeira Lima, e seus produtos, como o jantar da UGT de encerramento da Presidência portuguesa com 18 sindicalistas europeus no Café Restaurante Portugal (a 10 de Junho último em Bruxelas); Fátima Oliveira, Presidente da Junta da Correlhã, sobre as raízes de António Feijó e tradições gastronómicas; e, o Chefe Armando Melo, dos Bombeiros Voluntários locais, sobre a problemática dos incêndios florestais e prejuízos agrícolas.
Finalmente, o prato típico no Restaurante Solar do Taberneiro: o Sarrabulho á moda de Ponte de Lima. A matriarca da casa, D. Cassilda Quesado, também uma das cozinheiras que comumente integra anualmente o grupo de divulgação da iguaria na Bélgica e França, explicou a sua confecção e alguns segredos da receita rural, comercializada em Ponte de Lima desde 1860. A rematar, os comensais saborearam como sobremesas, a Maravilha do Lima (doce típico local), e um semifrio de morango, produzidos pela Doce Encontro, além do Leite creme especial, (ovos de garniza) do proprietário anfitrião, Álvaro Araújo.