Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, participou e organizou no passado fim de semana em tertúlias gastronómicas, no concelho e mais além.
O programa iniciou-se ao jantar de sexta 7 do corrente, com participação na Festa das Colheitas em Vila Verde. Recomendados pelo Chef Carlos Torres, a comitiva alinhou num Pica no Chão “á maneira”, e um cabritinho assado no forno. Completaram o leque de iguarias, uma ligeira entrada de Papas de Sarrabulho, e na sobremesa umas divinais rabanadas á moda de Vila Verde, com destaque para uma cobertura com frutos secos!
No decorrer do repasto, tivemos encontro com a Presidente da Câmara local, Júlia Fernandes, que já havia marcado presença em Fevereiro último, aquando da apresentação do prato típico de Vila Verde em Loures, iniciativa do Grupo Folclórico Verde Minho e Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, com o município anfitrião.
No Sábado, ao anoitecer, o Clube reuniu no Ti Álvaro, para degustação dum novo produto local limiano: chouriça de javali. O artigo, produção do amigo Carlos Pimenta, com seu fumeiro instalado na freguesia da Ribeira, juntou uma dezena de amigos, entre membros do Clube, entidades oficiais e outros. No grupo presente, destacamos os Presidentes, Augusto Rôlo, Manuel Pereira e Domingos Morais, respectivamente da Junta da Ribeira, do Lions de Ponte de Lima e do GACEL (Grupo de Acção, Cultural e Estudos Limianos). Outras caras presentes, foram os pais da Rainha das Vindimas de Portugal, 2022, Luciana Meneses e o da Miss Alto Minho, Soraia Barbosa. Tudo foi molhado com Loureiro, e a carne do javali disponível no avinhado branco e tinto, com os participantes a elogiarem mais esta segunda versão, entretém completado com uns rissóis de leitão e um salpicão da Serra de Arga!
Já na tarde de Domingo, no decorrer de mais uma edição da Feira da Ciência, Educação e Tecnologia, na EXPOLIMA, destaque para as participações das duas escolas profissionais, na sua vertente gastronómica. O pólo da Epralima, apresentou para prova, por exemplo, caipirinha e diversos coktails sem álcool, enquanto a de Desenvolvimento Rural e Agrícola, uma variedade de compotas e chás.