
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Os vencedores do MYCCA – Minho Young Chef Award – concurso de Cozinha realizado em Fevereiro último, visitam durante três dias, a sede da democracia europeia.
Trata-se dum prémio escolar atribuído pela eurodeputada Isabel Carvalhais, eleita na Lista do PS pela cota de Braga, onde exerce docência na Universidade do Minho. A deslocação dos jovens talentos na culinária nacional ao Parlamento Europeu, centro histórico de Bruxelas e encontro com a gastronomia local, reúne os três melhores dos 24 alunos dos cursos de Cozinha e Pastelaria de 11 escolas profissionais da região.
Os nomeados foram: Joana Pereira, na categoria de Sala e Bar, da Escola de Hotelaria de Viana do Castelo; Tomás Marques, em Cozinha, do mesmo estabelecimento escolar e Beatriz Coelho, da ETAP de Vila Praia de Âncora, Caminha, em Pastelaria. O júri foi presidido por António Loureiro, o único esrela Michelin da região, proprietário de “A Cozinha”, em Guimarães.
De acordo com o regulamento para escolha anual do melhor jovem chef da região mais a norte do país, representando as comunidades municiais do Alto Minho, Ave e Cávado, o vencedor participa no EYCA (European Young Chef Award), no Outono próximo, na Noruega.
A delegação intermunicipal ao centro de decisão da Europa, integra ainda Rafael Amorim, secretário – geral da Comunidade Intermunicipal do Cávado, e irá juntar-se aos quatro melhores alunos do último ano lectivo, licenciaturas ministradas na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima/IPVC e sua directora, Isabel Vallin, sediada no antigo convento crúzio de Refóios.