
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Concorreu, venceu e convenceu! Tomás Marques, de 18 anos, natural de Navió, Ponte de Lima, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, é o Melhor Cozinheiro Jovem do Minho, ao vencer o concurso MYCCA (Minho Young Chef Cooking Award), organizado pelas três Comunidades Intermunicipais da Região – CIM – e agora aderente ao projecto do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima. Em concurso estiveram alunos provenientes de 11 escolas minhotas, sagrando – se campeão na modalidade cozinha, o limiano Tomás, com o prato, Arroz de Tomate com as (Santas) Sardinhas, alusão a iguaria do mês dos santos populares. Actualmente, o nosso conterrâneo estagia na cozinha do luxuoso Villa Foz & Spa Hotel, Porto, sob direcção da estrela Michelin conquistada este ano, Arnaldo Azevedo.
O convite para integrar o grupo de promoção da gastronomia portuguesa, formulamo-lo há dias, por ocasião duma visita ao Parlamento Europeu (foto), e foi extensivo á colega vencedora na modalidade de confeitaria, Beatriz Coelho. A jovem estudante da ETAP (Escola Tecnológica, Artística e Profissional), pólo de Vila Praia de Âncora, Caminha, mas natural de Cerveira, levou a concurso o doce vianês, Meias Luas. Trata-se duma especialidade doceira originária do Recolhimento de Santiago na cidade, então produzida pelas jovens internas da casa conventual.
Aquela profissional na arte dos doces foi a grande vencedora das provas com júri presidido pela estrela Michelin António Loureiro, de Guimarães, e vai representar Portugal no concurso europeu da modalidade, na Noruega – EYCA (European Young Chef Awards). A deslocação de Beatriz a Trondheim de 10 a 13 Novembro próximo, integra-se na atribuição do título de Região Europeia de Gastronomia 2022 a essa terceira maior cidade daquele país escandinavo.