Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, no âmbito da promoção dos produtos e pratos típicos do concelho e região, tem apostado nos novos talentos dessa arte.
Desta vez, e respondendo a um convite da ADAP, da cidade de Drancy, arredores de Paris, a escolha foi Tomás Marques.
Trata-se dum jovem que aos 18 anos sagrou-se vencedor do concurso envolvendo as escolas profissionais dos trinta concelhos do Minho. A final ocorreu em Fevereiro último em Guimarães, valendo as “santas sardinhas”, com arroz de tomate, ao limiano da freguesia de Navió, o primeiro lugar.
Assim, Tomás será o líder na confecção do Sarrabulho á Moda de Ponte de Lima, ementa para o jantar de 14 de Janeiro do próximo ano, em Drancy, localidade a duas dezenas de quilómetros da capital francesa.
Mas, a sua estreia internacional comtemplará ainda outro programa, ao qual nos referiremos oportunamente. Carlos Mendes, presidente da ADAP salientou a “oportunidade para o jovem cozinheiro nos presentear com seus dotes”, e reunir assim, alguns franceses e entidades oficiais, apreciadores da boa comida lusitana.
Actualmente, o jovem Tomás Marques, após o estágio, é cozinheiro de 1ª Classe no Villa Foz Hotel e SPA, na Foz do Douro, Porto, integrando a equipa dirigida pelo Chef Michelin Arnaldo Azevedo. Aí se produzem “pratos autênticos, únicos e delicados” uma aposta da luxuosa unidade turística da capital nortenha.