Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O município de Paredes de Coura apresentou na tarde de Sábado, 26 do corrente, uma publicação alusiva a antigas receitas da Casa do Outeiro em Agualonga, antiga propriedade da Viscondessa do Peso de Melgaço (1863-1946), hoje do município.
Com a Casa do Conhecimento lotada, o autarca anfitrião, Vítor Paulo Pereira, congratulou-se pelo interesse motivado pelo tema e autore, Sandra Fernandes Morais, numa investigação tutelada pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pioneira em Portugal em estudos Pós - Licenciatura na área da gastronomia, sublinhe-se. O Presidente courense, salientou o estudo dos três caderninhos do arquivo familiar dos Antas Bacelar, com a “descoberta e variedade de aromas e sabores, um saber mais sobre a alimentação duma casa rica “, futura Pousada Rural.
Com um total de 140 receitas, o estudo ora dado á estampa reproduz cardápios variados onde doces, carnes, peixes e mariscos, eram prática culinária daquela vasta casa senhorial do Alto Minho. Algumas das sugestões cozinhadas foram decerto também saboreadas por Ponte de Lima, pois o cunhado da Viscondessa melgacense, Tomás, casado com a irmã, D. Isabel Maria, residiam na demolida Casa Grande de Santa Comba, arredores da sede do concelho.
Agora, com o livro Cadernos da Casa do Outeiro. Um Receituário Senhorial de Paredes de Coura, é possível conhecer o que se comia entre cem a cinquenta anos atrás, no concelho e região! Os doces ocupam uma longa lista, parte dos quais foram degustados no final da cerimónia, no decorrer dum Chá (ou Café) Aristocrático, facultado pelo Presidente e a autora no Museu Regional. Aqui, foram recriadas algumas receitas registadas no livro: preto, Pão de Ló, suspiros, sonhos, massapães, broinhas de amêndoa, queques, sequilhos…
Agradecemos o convite em nome do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, associado com os colegas Armando Melo e António Sousa, cujo grupo de admiradores pelo Passado e seus comêres, foi completado pelos amigos: o gastrónomo valenciano João Guterres; os genealogistas Miguel Ayres de Campos, também perito em arte medieval, que reparte sua residência entre Londres e Portugal e José Reis, de Braga; José Aníbal Marinho, Presidente da Real Associação de Viana do Castelo, e o autor de livros sobre temática de expropriações e direito da propriedade, Luís Alvarez, com residência em terras courenses. Em jeito de balanço, o edil Vítor Pereira, convidou o grupo a visitar os Paços do Concelho, alargado aos descendentes dos Viscondes da Casa do Outeiro, residentes em Santo Tirso. No seu gabinete, o Presidente detalhou o projecto em curso para o solar de Agualonga e apresentou vários móveis da casa, já recuperados pela autarquia com gosto e saber de artista escolhido!