Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O município de Ponte da Barca e a EPRALIMA (Escola Profissional do Alto Lima), abriram na passada sexta – feira 18 do corrente, a série de wokshops dedicada à Gastronomia do Mundo, no âmbito duma homenagem a Fernão de Magalhães, o navegador que circundou o globo há quinhentos anos.
Com uma participação de quatro dezenas de convidados no Solar do Vinhão, antiga sede do Grémio da Lavoura local, a sessão abriu com palavras de acolhimento pelo autarca Augusto Marinho, acompanhado de seus pares do executivo: José Alfredo Oliveira, Rosa Maria Arezes e Diana Sequeira.
Seguiu-se a demonstração de cozinha da Indonésia, melhor das Ilhas Molucas, pertencentes a esse país onde a frota de Fernão de Magalhães atracou no regresso da missão marítima, já sem o navegador ao comando, pois falecera a 21 de Abril de 1521 numa luta tribal em Mactan, (Lapu – Lapu), hoje Filipinas; aquele arquipélago do Índico era então o principal potentado económico das especiarias para a Europa, como a noz moscada e o cravinho, com principal mercado em Veneza, Itália.
Assim, as Terras da Nóbrega inauguraram um ciclo de quatro sessões gastronómicas, com a comida do Oriente em prova, recordando a passagem por lá da frota magalhânica, que sabemos aportou em Timor em 25 de Janeiro de 1522.
Ao chef Bruno Pereira, de Vila Nova de Cerveira, agora formador da Área de Cozinha da Epralima, depois de ter passado por hotéis algarvios e a Casa Mello Alvim em Viana do Castelo, esteve confiada a confecção dos pratos indonésios. Estes repartiram-se pelo arroz frito – Nasi Goreng – um Caril de frango e um outro de camarão (Udang), tudo acompanhado de ervas e legumes de origem oriental, indiana ou indonésia, e regados com molhos típicos daquela região do planeta. Como ajudantes de cozinha/ pastelaria e de Restaurante/Bar, foram recrutados dois grupos de alunos desses cursos, com esmero e empenho, assim como a supervisão por parte da sua Profª Júlia Gonçalves, e as funcionárias da Loja Municipal de Turismo. Para regar todas as iguarias, um fresquinho Loureiro ou Rosé da cooperativa local, fecharam o festim.
O calendário de actividades Gastronomia do Mundo em Ponte da Barca, prossegue a 25 de Março p.f. dedicada á Argentina, território que juntamente com o Chile foi explorado por Magalhães em Outubro de 1521; nessas localidades, recorde-se, a frota abasteceu-se de mantimentos: leões – marinhos, pinguins e o aipo – selvagem, como recorda o historiador José Manuel Garcia, no seu livro Fernão de Magalhães – Herói, Traidor, ou Mito: a história do primeiro homem a abraçar o Mundo, que completou a nossa curiosidade sobre a viagem de metade da esfera celeste há cinco séculos, segundo estudos actuais por um Barquense, naturalidade outrora disputada por Sabrosa e Porto.