Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O município de Ponte da Barca em parceria com o pólo local da EPRALIMA (Escola Profissional do Alto Minho), organizou mais um workshop sobre a viagem á volta do mundo, protagonizada por Fernão de Magalhães ao serviço da corte espanhola.
Desta vez, o local recordado foram as Filipinas, também ele trágico, pois na ilha de Mactan, a 27 de Abril de 1521 os nativos assassinaram o navegador barquense.
Augusto Marinho, líder da autarquia, realçou a importância da recordação da epopeia marítima de Magalhães, e as conclusões destas actividades culturais e gastronómicas, agora alargadas á componente escolar, com uma exposição evocativa da viagem, patente nos Paços do Concelho.
Quanto á comida típica, o chef Bruno Pereira com seus formandos da EPRALIMA apresentou duas iguarias: o sinigang, isto é uma espécie de sopa, confecionado com carne de porco, cavala, milho doce e legumes. Para sobremesa, os comensais deliciaram-se com o Turon: uma massa crocante, enrolada, com recheio de banana e côco, polvilhada de açúcar.
Surpresa na noite, foi a participação da Miss Viana, eleição representativa dos dez municípios do distrito, e também primeira Dama da Miss Quen Portugal 20220. Sorai a Barbosa, enfermeira veterinária pela Escola Superior do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, é natural de S. Martinho da Gandra, Ponte de Lima, mas exerce a sua actividade profissional numa clínica de Ponte da Barca.
O derradeiro evento desta série de recordação do feito magalhânico há meio milénio, termina a 20 de Maio, igualmente no Solar do Vinhão.