Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O município de Ponte da Barca, em colaboração da EPRALIMA (Escola Profissional do Alto Lima), vai recriar gastronomia dos locais da viagem de Fernão de Magalhães, filho ilustre da terra segundo estudos realizados nos últimos anos por alguns historiadores.
Com apresentação em três sessões, a primeira decorre esta sexta- feira, a partir das 18,30 h no Solar do Vinhão, uma casta tinta especial, produzida no concelho, e emblemática como rótulo da cooperativa local. Para o workshop o chef Bruno Pereira elaborou a apresentação dum típico prato da Indonésia: o Nasi Goreng, isto é um arroz frito acompanhado de camarão (Udang), de lulas (cumi cumi), adicionado ainda com legumes, amendoim e por vezes galinha. Há outras versões que já provamos em restaurantes de S. Paulo e Paris, que acompanham com bacalhau, tomate, pepino, cenoura, malagueta e um ovo estrelado.
Mas, para Ponte da Barca, o evento reveste-se dum significado histórico, pois recorda “as viagens de Fernão de Magalhães na passagem dos 500 anos dessa circum-navegação”, relembrou o Presidente Augusto Marinho. A oportunidade gastronómica permitirá assim um encontro com sabores e aromas daquelas viagens magalhânicas, registe-se.
Na sessão inaugural, entre as duas dezenas de convidados participa o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, assim como comunicação social.
Com agendamentos seguintes, a degustação de outras iguarias depois da Ásia, levará os comensais interessados novamente a Ponte da Barca; as provas seguintes de comidas típicas, incluem menús da Argentina a 25 de Março, das Filipinas e 29 de Abril, e do Uruguai em 20 de Maio.
O Alto Minho atravessa assim uma época de turismo gastronómico: depois de Ponte de Lima ter sido escolhido como Destino Gastronómico do Ano pela Revista de Vinhos, na semana passada, agora o vizinho concelho abre um ciclo de iguarias típicas de dois continentes, e Paredes deCoura apresenta a 26 do corrente, uma edição em livro de receitas do antigamente, descobertas no arquivo da Casa do Outeiro em Agualonga (Viscondes do Peso de Melgaço).