Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Duas das mais recentes pastelarias de Ponte de Lima apresentaram a semana passada, uma variedade de doces da Páscoa, onde a par do tradicional, surgiram algumas novidades.
As montras ora disponibilizadas situam-se na freguesia da Feitosa, às portas da sede do concelho: a Doce Encontro e a Casa do Folar Limiano.
Assim, no primeiro espaço comercial, o Chef Bruno Alves, apresentou como novidades, o Pão de Ló crocante e flôr desal, o Folar entrançado, outro do Algarve, outro de ovos, a Rosca de Côco, a bolacha francesa de morango, os doces de gema e também a variante de chocolate, os manjericos e o bolo de noz. Por encomenda, a casa também disponibiliza a Maravilha do Lima, o novo doce típico de Ponte de Lima.
Quanto ao colega, Chef Vítor Lima, depois do sucesso do Folar Limiano, essa Bola de carnes variadas, já conhecida pela Europa , o destaque foi para um semi – frio de mousse de amêndoa com doce de ovos, e a Torta de doce de ovos, a juntar ao Pão de Ló de laranja, e o Pão de Ló de laranja e côco. Na variedade de sortidos, uma escolha diversificada entre doce húngaro, massapães e amêndoas e bombons caseiros, variadas no sabor e nas latas ou embalagens especiais, designadamente ofertas para o padrinho ou a madrinha.
O evento contou com a colaboração da Casa da Cuca, conhecido produtor vinícola na freguesia de Moreira de Lima, com um Loureiro fresco a molhar toda a prova daquela doçaria.
Mas, também outros comerciantes disponibilizam nesta quadra pascal o tradicional Pão de Ló normal, cozido pelo sistema de Margaride, Felgueiras, (formas de barro, invertidas), especialidade doceira que documentamos desde 1730. É o caso das confeitarias Havaneza, a mais antiga do concelho, sucedânea do centenário Café Camões (cerca de 1880), e a Bijou, também uma referência há dezenas de anos.