
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, participou no passado fim de semana na Festa das Vindimas, na freguesia de Valença do Douro, concelho de Tabuaço. A deslocação de quatro centenas de quilómetros, muito valeu pela alegria, satisfação e propostas para parcerias.
O grupo, com recepção pelos Presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia, respectivamente Carlos Carvalho e Jorge Martins, visitou a feirinha de artesanato, o festival folclórico e actuação do grupo de bombos, seguindo para a degustação.
O cardápio, inspirado na região altoduriense, com predominância local, começou com o debicar dumas bifanas com pão típico de Valença do Douro, seguindo-se outras propostas gastronómicas, tudo cozinhado em potes de ferro “á moda antiga”, explicava o autarca local, com lenha produzida de cepas de velhos vinhedos. As cozinheiras, exímias nesse atributo tabuacense, continuavam a sua missão serviçal: sopa das vindimas, confecionada com farinha, feijão e abóbora, excelente, a merecer classificação nacional, internacional, face a outras de menor qualidade e produtos do campo utilizados, que por aí proliferam! Depois, alistada a outras especialidades culinárias daquela localidade vinhateira por excelência, surgiram a Chanfana de cabra do monte, o ensopado de rojões, as fêveras… um festim de tema convivial para mais de duas horas de duração. Durante a tertúlia, o edil Carlos Carvalho, sublinhou a importância turística do Douro, há meses eleito por Bruxelas como a Cidade Europeia do Vinho 2023, com programa em elaboração; o autarca, salientou também, o encontro realizado na capital europeia, com a comissária da Coesão Territorial, Elisa Ferreira, reclamando a requalificação das estradas da região, secundado pelo Presidente da Comunidade Intermunicipal – CIM – e autarca de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago e seus pares.