Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Reabriram ontem, segunda – feira 19 do corrente, os restaurantes de Ponte de Lima (tal como em todo o país), onde destacamos alguns de referência pela confecção do Arroz de Sarrabulho ou Sarrabulho á moda de Ponte de Lima.
Assim, entre mais dumas oito dezenas de unidades de restauração disseminadas pelo concelho, salientamos um leque que desde há alguns anos promove o prato típico local no país e estrangeiro, e integram-se no Clube de Gastronomia de Ponte de Lima.
Assim, desde a freguesia da Correlhã, onde se situam os restaurantes Fátima Amorim e Sonho do Capitão, passando pela de S. Pedro de Arcos, com a Casa de São Sebastião; a de Arcozelo, com a Cozinha Velha; Fornelos com A Carvalheira, e na vila, o Sabores do Lima e o Solar do Taberneiro (este com reabertura a 3 de Maio), tudo regressou ao trabalho! Contudo, a retoma continua lenta, embora apreciadores com saudades da gastronomia limiana se deslocassem ontem de mais longe (Porto, Braga e Viana do Castelo), para o convívio de faca e garfo.
Agora, com serviço de almoço e jantar, no primeiro caso restrito ao fim de semana (pois encerram pelas 13 horas) e á noite nos dias úteis até as 22,30 h, esse motor da economia local voltou a funcionar.
Quanto a eventos fóra de portas, todos aguardam por melhores dias do tempo de pandemia que atravessamos! É que, a agenda continua por reservar os dias para o regresso da divulgação do Sarrabulho pelo nosso Portugal e Europa, principalmente para a Bélgica, França e Luxemburgo. Recordemos, que com média de duas centenas e meia de comensais à mesa, deslocam-se de Ponte de Lima quatro cozinheiras com três dezenas de quilos de enchidos na bagagem: chouriça de carne, dita sanguínea ou sarrabulha, belouras, tripa de farinha, etc.