
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Merenda do Lavrador, outrora refeição dos participantes nas fainas agrícolas, continua a ser recriada pela Casa da CUCA, freguesia de Moreira do Lima.
A iniciativa partiu duma recolha do líder daquela unidade de Turismo Rural, antigo professor da Escola Técnica de Ponte de Lima, Carlos Amorim. Em colaboração com o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, seguiu – se a promoção, a qual decorre ora entre amigos, jornalistas e reservas na unidade turística, ora aquando das vindimas. Foi o que aconteceu nos últimos dias, entre animada participação de todos os colaboradores, em média quatro dezenas que diariamente se ocupavam da recolha do fruto dos vinhos da Cuquinha. Debaixo da latada da quinta, cozinha improvisada, lá estavam em alternância de funções na batuta das panelas e tachos, os líderes na matéria: Zé Amorim e Gaspar Moreira (Jagôdo) para os familiares e amigos, além dum rancho de ajudantes, serventes…
Salientemos, nos cardápios populares do Vale de Estorãos, a representação cárnea a que assistimos: massa à Lavrador! O pitéu acompanha com uma variedade de carnes, desde vaca, porco, e enchidos dos ditos, para além de legumes e algum segredo…
O recriar destas iguarias, é uma aposta dos empreendedores, desde os jovens responsáveis pelo acolhimento e programas para hóspedes, os manos José Carlos e Sandra, para além dos promotores ou mais dedicados a essa função: o líder, patriarca Carlos Amorim, e o genro, Rúben, director comercial da Cuca.
Turistas nacionais e estrangeiros, este ano já vieram de longe, isto é dos Estados Unidos da América e do Brasil, conhecer, participar do projecto Cuca enoturismo, o que nos orgulha, como amigo dos empreendedores e amante das tradições locais.