
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
No âmbito do programa de evocação do Conde da Barca no Sábado último, 15 do corrente, organizado pelo Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, teve lugar um Loureiro de Honra!
A degustação dos produtos ocorreu no salão de jantar da Casa Grande de Sá, decorada com a centenária mobília Belle Époque (1911), em cuja mesa já se sentaram várias Figuras Limianas, designadamente autarcas e políticos: Teófilo Carneiro, Adelino Sampaio, José Benvindo de Araújo, Carlos de Passos, etc.
No lanche, destaque para os doces originários dos países ou carreira diplomática de António de Araújo e Azevedo, depois até chefe do governo nacional, “exilado” no Brasil; assim, da Áustria, os convidados saborearam a Apfelstrudel (folhado/torta de maçã) e os Kiferi (croissants), depois aperfeiçoados por pasteleiros de França, de onde também vieram as receitas no tipo folhado, além de éclair, profiteroles e clafoutis; do país – irmão, no outro lado do Atlântico, a escolha repartia-se entre os quindins e o bolo de banana.
Mas, também as tradições nacionais e inovações marcaram presença: Paõ de Ló do sistema de Margaride (Felgueiras), os pastéis de nata e queques de cenoura, e a Maravilha do Lima, essa receita vencedora do concurso municipal, da autoria do Chef Bruno Alves, da Doce Encontro, que juntamente com a Havaneza confecionaram toda a variedade doceira para o evento.
Quanto a salgados, presença do famosíssimo Folar Limiano, do Chef Vítor Lima, e o lombo do cachaço e presunto laminado, da MinhoFumeiro; também membros colectivos do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima (Restaurantes Casa de S. Sebastião, Fátima Amorim, Sabores do Lima e Sonho do Capitão), colaboraram com rissóis de carne ou de camarão, chamuças vegetarianas, croquetes de carne, pastéis de bacalhau e pataniscas do dito, para o encontro que foi regado com Loureiros da Cooperativa local e da Casa da Cuca, Moreira de Lima.