Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Arroz de Sarrabulho ou Sarrabulho á moda de Ponte de Lima, motiva mais um encontro gastronómico organizado pelo Grupo Folclórico Verde Minho, da cidade de Loures, arredores de Lisboa. No Domingo 6 de Fevereiro, pelas 12,00 h.
Para os apreciadores da iguaria limiana, a organização presidida por Teotónio Gonçalves, cidadão de mérito do concelho desde 2005, e dirigente dedicado a instituições locais (Provedor da Misericórdia, Presidente do Rotary Clube), para além do Verde Minho, deseja a autenticidade do prato; para tal, novamente uma equipa de cozinheiros coordenada pelo chef Paulo Santos, deslocar – se – á com suas “armas e bagagens” á capital; acompanharão a equipa, as carnes de pasto natural, os famosos enchidos (alheiras, chouriças, paios, etc), os vinhos loureiro e vinhão, temperos e seus segredos.
O grupo de cozinha a descer até Loures, será constituído por membros e parceiros restaurantes do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima: Casa de S. Sebastião, Solar do Taberneiro, Sonho do Capitão, Fátima Amorim, Cozinha Velha, sabores do Lima e Carvalheira.
Com inscrições limitadas, o pavilhão grande dos Bombeiros Voluntários de Loures com seus 500 m2, receberá os comensais apreciadores do Sarrabulho pontelimense em mesas de 6 participantes, para além de cumprir todas as medidas preconizadas pela DGS (Direcção Geral de Saúde), saliente-se.
Entre gente anónima, a lista facultada até ao momento, evidencia também a participação no festim de dirigentes de instituições públicas e particulares da metrópole da nossa capital, e outras de Ponte de Lima, o “berço” da iguaria já documentada nas ementas de restaurantes locais em 1860; considerado um emblemático jantar de encontros sociais reduzidos e alargados, há mais de um século, o Arroz de Sarrabulho, é servido em casamentos, baptizados, missas novas, aniversários, jantares de negócios e outros.
Os interessados em participar na Jornada Gastronómica do Sarrabulho em Loures, devem contactar o Grupo Folclórico Verde Minho, com o devido tempo.