Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Um dos mais apreciados pratos típicos de Portugal, o Arroz de Sarrabulho ou Sarrabulho á moda de Ponte de Lima, venceu pela quinta vez o Prémio Regiões, um concurso a nível nacional.
No estudo deste ano, participaram 425 mil amostras, e para além da iguaria limiana outras também foram avaliadas, e algumas vencedoras na sua categoria e região ou distrito. Foi o caso da Torta de Viana, os Ovos Moles de Aveiro, o Leitão da Bairrada, a Alheira de Mirandela, o Bolo de Mel da Madeira, a Cataplana do Algarve e o Cozido das Furnas, Açores.
O júri elencou os 114 produtos e 112 marcas em concurso, baseado numa tabela SPICI (Satisfação, Preço/Qualidade, Intenção / Recomendação, Confiança na marca e Inovação).
O Prémio Regiões é elaborado por uma empresa privada de Lisboa, e avalia o melhor das 20 regiões: 18 distritos e os arquipélagos insulares de Açores e Madeira, nas categorias de arte e cultura, gastronomia, recursos naturais e outros de referência regional.
Quanto á sua intensa promoção desde há uns anos, é de salientar a actividade desenvolvida pelo município, e o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, dentro (Lisboa e Loures, por exemplo), e fóra do país, especialmente na Europa: Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo e outros destinos de comunidade luso – portuguesa. Entre os patrocinadores dessa acção de marketing turístico, evoquemos o ex-eurodeputado José Inácio Faria, regressado a Assessor Jurídico no município da capital.
Convém então, realçar esse grupo que acompanhamos na missão gastronómica, constituído por proprietários e cozinheiras de restaurantes: Casa de S. Sebastião, Cozinha Velha, Fátima Amorim, Sabores do Lima, Solar do Taberneiro e Sonho do Capitão. Acrescentemos ainda, os parceiros vinícolas produtores, como a Cooperativa local, a Casa da Cuca (Moreira de Lima) e a Vila Antiga (Correlhã); os enchidos e Fumados da MinhoFumeiro (Correlhã), do Avô Chouriças/ Carnes Pimenta (Ribeira), e as especialidades de pastelaria: Casa do Folar Limiano, Doce Encontro e Havaneza.
A título individual, integram o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima: António Sousa e Armando Melo (Arca e Ponte de Lima); Alberto Silva, Fernando Fernandes e Joaquim Loureiro (Arcozelo), e os Chefs António Loureiro (Michelin, Guimarães); Fernando Torres (Vila Verde); Carlos Torres (Porto e Póvoa de Varzim) e João Pedro Coelho (Lausanne, Suíça).