
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, constituído por um grupo de apreciadores e chefs de cozinha ou proprietários de unidades de restauração, responsáveis pela sua promoção em Portugal e estrangeiro, realizou ontem um Tributo á Rainha das Vindimas de Portugal.
O encontro com Luciana Meneses, de S. Martinho da Gândara, Ponte de Lima, biomédica e a partir de 1 de Outubro doutoranda na Universidade de Gent, Bélgica, teve lugar na Confeitaria Havaneza, no centro da vila.
Com a coordenação do gerente do espaço comercial, Paulo Martins, a comitiva realizou uma sessão fotográfica além de reconstituir a Partilha de Sabores que a galardoada levou á final em Pinhel, no último fim de semana. Assim, desde o Folar Limiano, o doce Limianas, da Confeitaria Havaneza, e o vinho Loureiro, nos rótulos da Cooperativa local e da Vil´ Antiga, freguesia da Correlhã, estiveram em prova.
Participaram da reunião enogastronómica, entre outros: a Directora da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Isabel Valin, com quem a Raínha das Vindimas de Portugal vai celebrar uma parceria para divulgar a instituição, e já recebeu o livro comemorativo dos seus trinta e cinco anos de existência; Ernesto Pereira, Presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho da Gândara; Manuel Pereira, Presidente do Lions de Ponte de Lima e do Núcleo local da Liga dos Combatentes, além de amigos e membros do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima.
Entretanto, até final do ano, o rosto de divulgação dos vinhos lusitanos tem elencados alguns eventos de participação, designadamente com os Loureiros do Vale do Lima, maduros e Portos do Douro, convergindo programas com o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, a Ordem dos Vinhos de Portugal na Bélgica, a Academia do Bacalhau em Bruxelas, e anuência também do corpo diplomático e dirigentes de instituições europeias.