
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O município de Valença apresenta na próxima quarta – feira, 18 de Maio, pelas 19,30 h o prato típico do concelho, em Bruxelas.
Trata-se do Bacalhau à S. Teotónio, uma iguaria que celebra sessenta anos, pois foi concebida pelo Chef Pinto em 1962, oriundo de Oliveira do Douro, responsável da cozinha da então inaugurada Pousada designada com o nome do primeiro Santo português, e natural da freguesia valenciana de Ganfei.
Considerado um ícone do património gastronómico regional, o manjar será apresentado no Café Restaurante Portugal, na capital europeia, com presença do edil anfitrião, José Manuel Carpinteira.
Para confecionar o cardápio de excelência, desloca-se á Bélgica a Chef Amaya Guterres, uma referência na culinária altominhota, especialmente na sua cidade de Valença.
A sua vida foi desde sempre dedicada ao mundo da gastronomia, destacando-se a frequência das Escolas de Hotelaria e Turismo do Porto, curso de Cozinha e Pastelaria, seguindo depois para a Superior de Cozinha Francesa Ferrandi. Aqui, em Paris, Amaya formou-se em Organização de Eventos e Catering.
Estagiou por França e Espanha, e regressada a Portugal ingressou na Solinca Catering, do Porto.
O desejo de ensinar e promover a sua arte, afincadamente recolhas em velhos receituários, actualizando - os, obrigou- a dividir seu tempo enquanto formadora da EPRAMI (Escola profissional do Alto Minho) e a sua Quinta do Prazo, á margem do Minho e da antiga fronteira espanhola. O seu empenho valeu – lhe a atribuição do Garfo de Ouro ao restaurante que dirige atribuído pelo Guia Boa Cama Boa Mesa, editado pelo semanário Expresso.
O Bacalhau à S. Teotónio, consta de um lombo ou posta do dito, coberto de maionese, acompanhado de batatas torneadas em forma de barril, cebola e alhos cortados em dados ou aos quadradinhos, e outros segredos. Depois de tudo ir ao forno, segue-se o empratamento com uma decoração diversa, onde azeitonas pretas, tiras de pimento marron, laranjas cortadas aos gomos e salsa, compõem a assadeira.
Esta é a receita – padrão, apresentada no workshop recentemente realizado pela Chef Amaya Guterres, em colaboração com a vereadora do Turismo, Ana Paula Xavier.
As inscrições para degustar a especialidade valenciana, devem ser efectuadas para o(s) – 02 649 41 19 ou 0484 10 20 27, contactos do Café Restaurante Portugal.