Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Celso de Lemos comprou em 1997, em Silgueiros, 25 hectares de vinhas rodeadas por belos olivais e bosques, apoiado desde o início pelo espírito criativo do enólogo Hugo Chaves e pela calorosa personalidade comercial de Pierre de Lemos.
Situada no vale arenoso e granítico do Dão, a região vinícola mais antiga de Portugal, a Quinta de Lemos está situada num planalto a uma altitude de 340 metros.
O símbolo da família Lemos, quatro luas crescentes agrupados em círculo, representa as 4 áreas em que esta família portuguesa explora o mundo, às 4 montanhas que rodeiam a Quinta, as 4 principais variedades locais de vinho que ali crescem e a filosofia de vida, também baseada em 4 palavras: humanidade, simplicidade, visão e partilha.
O objetivo final é produzir um vinho da mais alta qualidade a partir das castas autóctones: equilibrado e distinto, reforçando o carisma do Dão de uma forma que combina tradição e modernidade, ligando a tecnologia e a natureza.
Anualmente, a Quinta de Lemos apresenta diferentes variedades, como os clássicos vinhos do Dão, além dos vários vinhos monocasta que expressam as características de cada casta Jaen, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro e no branco com o emblemático Encruzado.
O vinho Dona Georgina 2005 foi nomeado como um dos 5 melhores vinhos do mundo , recebendo o Troféu para o Melhor vinho tinto Português e Prémio Especial “James Rogers Trophy 2013”, no Concurso IWC (Internacional Wine Challenge) , que premeia o melhor vinho primeira produção. Entre outros prémios foi também o Grande vinho do Dão num concurso da CVR-Dão.
Deixando Portugal com a idade de 18 anos, Celso conheceu a sua esposa, Paulette, na escola de Engenharia Têxtil de Doornik, Bélgica.
Em meados dos anos 70, começou com os primeiros tapetes tecidos à mão em Viseu sob o nome de "Habidecor". Desde então, a Abyss & Habidecor cresceu pacientemente e lentamente até à empresa que é hoje: conhecida por produzir as melhores toalhas de banho (Abyss) e tapetes (Habidecor).
A Quinta de Lemos nasceu do querer levar além fronteiras à cidade natal de Celso. Iniciando em meados dos anos noventa, produzindo vinhos de alta qualidade a partir do que a 'terra' tem para oferecer.
O Grupo está agora também a produzir roupa de cama fina a partir das suas fábricas em Viseu desde 2010. A colecção de roupa de cama Celso de Lemos alia a atenção do grupo aos detalhes com uma soberba habilidade artesanal, utilizando ao mesmo tempo as últimas fibras.
O edifício Lemos entre as vinhas, terminado em 2014, alberga o restaurante, Mesa de Lemos, e os quartos de hóspedes, onde os amigos da família podem ficar durante as suas visitas.
Mesa de Lemos foi recompensado com uma estrela Michelin em Novembro de 2019, sob a direcção do chef Diogo Rocha.