Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Depois de frequentar a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, unidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Técnico João Pereira empenhou-se na agricultura familiar, mormente a viticultura.
Assim, na sua propriedade de dez hectares, situada na União das freguesias de Monção e Troviscoso, junto da sede do concelho, expandiu a produção de vinho nas castas de vinhão, loureiro, trajadura e alvarinho. Contudo, seria nesta última variedade a sua especialização e aposta no consumo interno e internacional ao longo dos últimos anos.
Os resultados, face ao seu dinamismo de empreendedor não se fizeram esperar: depois da medalha de ouro na Feira do Vinho Verde e Produtos Regionais de Ponte de Lima, uma outra com o vinhão na Festa do Vinho Tinto em Tangil 2016 ou a de prata como Melhor Vinha pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, o jovem viticultor recebeu há duas semanas um outro reconhecimento de peritos. O galardão, também no topo dos metais preciosos, e com o Alvarinho Superior, foi obtido no concurso Cidade do Vinho, que decorreu em Lagoa, de 7 a 9 do corrente, com quase seis centenas de amostras de vinhos do continente e Ilhas.
O evento contou com o patrocínio da Presidência da República, e colaboração do Instituto da Vinha e do Vinho, Rota dos Vinhos de Portugal, Associação de Municípios Portugueses do Vinho e Itinerário Cultural do Concelho da Europa.
Quanto ao premiado João Pereira, a sua pró – missão profissional e vitícola prossegue; docente na Escola Superior Agrária no antigo convento de Refóios de Lima, na disciplina Tecnologia da Produção de Vinhos no CTESP (Curso Técnico Superior) de Fruticultura e Viticultura, e prepara também a sua Tese de Mestrado.
A distinção trazida do Algarve, poderá levar agora o Alvarinho da Quinta das Pereirinhas a outras apreciações, agora internacionais. Trata-se da inscrição no Concorso Enologico Internazionale Cittá del Vino – a decorrer em Setembro em Itália, Modena, cidade onde se fabrica o mítico automóvel Ferrari, e que poderá também receber o Ferrari dos alvarinhos 2021! E, quanto a degustações, o néctar precioso das Pereirinhas integrará o leque dos selecionados pelo Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, para uma acção a decorrer em Bruxelas, a agendar logo que as medidas sanitárias o permitam.