
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Fundação Internacional Yehudi Menuhin (IYMF) apresenta “Música na Bagagem”, concerto online que marca o fim da presidência portuguesa da União Europeia e a realização do projeto Europa Criativa "MUS-E ON TRAINEESHIP ".
O quarteto da Orquestra de Câmara de Bruxelas, os músicos tradicionais portugueses, Celina da Piedade e 150 crianças da Europa, vão, juntos, oferecer uma viagem simbólica de imagem e música por Portugal.
O concerto será transmitido na quarta-feira, 30 de junho de 2021 às 20h neste link: www.concertwithyou.com e na página do Facebook IYMF. (https://www.facebook.com/InternationalYehudiMenuhinFoundation) MUS-E ON STAGE é um projeto educacional e musical liderado pelo IYMF e pela Associação Yehudi Menuhin Portugal que materializa o diálogo e o intercâmbio entre Países europeus e celebra a língua e herança portuguesas.
O coração deste projeto é a criação simbólica de um coral de crianças de 6 países europeus que cantam juntos uma música do repertório português. Cerca de 150 crianças das escolas primárias da Hungria, Espanha, a Itália, Bélgica, Chipre e Portugal participaram em oficinas de música e aprenderam o repertório musical português, para além de cantarem juntos uma canção portuguesa específica. Tudo isto foi alcançado, apesar das dificuldades associadas à Covid-19 e a raridade de cantar juntos numa sala de aula ou em outro lugar.
Para tornar este projeto possível, colaboramos com organizações nacionais do programa MUS-E criado por Yehudi Menuhin em 1991.
As organizações MUS-E trabalham em escolas que enfrentam o desafio da educação de um grupo crescente de crianças multiculturais, muitas das quais são de famílias migrantes ou desfavorecidas e em risco de exclusão social.
“Música na Bagagem” é a consagração artística deste belo projeto e da colaboração única entre músicos clássicos da Bélgica e músicos tradicionais de Portugal com a presença da famosa cantora e acordeonista portuguesa, Celina da Piedade.
Este projeto conta com o apoio da Embaixada de Portugal na Bélgica e do Camões – Instituto Português.