April 24, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2380 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1599 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1587 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1452 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2490 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1815 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3775 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:1994 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1443 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1444 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1036 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1282 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1272 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1548 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2445 Opinião

Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?

Bruxelas aprova ajuda de 133 ME à SATA mas abre investigação sobre outros apoios



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – A Comissão Europeia deu hoje ‘luz verde’ a um auxílio estatal português de 133 milhões de euros à transportadora aérea açoriana SATA e abriu uma investigação para avaliar o cumprimento das normas comunitárias noutros apoios públicos à companhia.

“A Comissão Europeia aprovou, ao abrigo das regras de auxílio estatal da União Europeia [UE], uma verba de 133 milhões de euros em apoio à liquidez da SATA”, ajuda esta que “permitirá à empresa cumprir as suas obrigações de serviço público, prestar serviços essenciais e assegurar a conectividade da região ultraperiférica dos Açores”, anunciou o executivo comunitário em comunicado.

Porém, também hoje, a instituição “abriu uma investigação para avaliar se certas medidas de apoio público de Portugal a favor da empresa estão em conformidade com as regras da UE sobre auxílios estatais a empresas em dificuldade”, indicou a nota de imprensa.

Relativamente ao apoio estatal aprovado, Bruxelas revelou que está em causa uma garantia pública de Portugal até cerca de 133 milhões de euros sobre um empréstimo temporário para solucionar necessidades urgentes de liquidez, dada a crise gerada pela pandemia de covid-19, visando assegurar a prestação pela SATA de serviços essenciais como rotas relativas a obrigações de serviço público e serviços de interesse económico geral nos aeroportos locais.

O objetivo é “dotar a empresa de recursos suficientes para fazer face às suas necessidades urgentes e imediatas de liquidez até ao final de janeiro de 2021”, acrescentou.

E, uma vez que a SATA já estava em dificuldades financeiras anteriores à crise da covid-19, o executivo comunitário explicou que avaliou esta ajuda estatal ao abrigo de outras regras europeias que não as mais flexíveis adotadas devido à pandemia, nomeadamente as orientações anteriores, de 2014, e relativas aos auxílios de emergência e à reestruturação.

Foi também neste âmbito que foi aprovada a ajuda estatal à companhia aérea de bandeira TAP.

“As autoridades portuguesas estimaram que as necessidades de liquidez da SATA para os próximos seis meses em relação às obrigações de serviço público e serviços essenciais da SATA ascendem a aproximadamente 133 milhões de euros”, adiantou a Comissão Europeia.

As dificuldades financeiras da SATA perduram desde, pelo menos, 2014, altura em que a companhia aérea detida na totalidade pelo Governo Regional dos Açores começou a registar prejuízos, entretanto agravados pelos efeitos do surto de coronavírus, que teve um enorme impacto no setor da aviação.

E foi devido a tais dificuldades que a Região Autónoma dos Açores aprovou, desde 2017, três aumentos de capital na companhia aérea, para colmatar as carências de liquidez.

“As autoridades portuguesas afirmam que os aumentos de capital em questão não constituem auxílios estatais ao abrigo das regras da UE, uma vez que o Governo Regional dos Açores, como único acionista da SATA, atuou como um investidor privado a operar em condições de mercado”, referiu a Comissão Europeia.

São estes apoios públicos que Bruxelas vai agora “investigar mais aprofundadamente”, visando perceber “se os aumentos de capital constituíram auxílios estatais que deveriam ter sido notificados à Comissão e, em caso afirmativo, se as medidas de apoio anteriores satisfazem as condições das orientações de 2014 relativas aos auxílios estatais de emergência e à reestruturação”, concluiu a instituição.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 652 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

News Fotografia