May 20, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2451 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1686 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1655 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1483 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2549 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1841 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3813 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:2385 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1514 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1484 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1103 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1318 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1339 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1616 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2476 Opinião

Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?

Estratégia de combate à corrupção é vaga e tem omissões importantes - Joana Marques Vidal



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – A ex-procuradora-geral da República Joana Marques Vidal criticou hoje a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção (ENCC) 2020-2024, considerando-a vaga e com omissões relevantes, associadas à pouca importância atribuída à cooperação judicial internacional.

Joana Marques Vidal, atualmente procuradora-geral adjunta colocada no Tribunal Constitucional, falava na conferência da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa sobre a "Transparência do Estado e Combate à Corrupção", na qual referiu que a Estratégia dá pouca importância à cooperação internacional e omite assuntos importantes como a contratação pública, o urbanismo, o planeamento do território e as incompatibilidades de titulares de cargos públicos e políticos.

Para a antiga PGR, a ENCC deveria ter uma diferente metodologia formal, dando como exemplo a ausência da definição de um prazo para as medidas serem implementadas, além de “nem estar prevista uma revisão e avaliação das próprias propostas do documento”.

“A estratégia fala das medidas e do que se quer alcançar com elas, mas é menos forte no capítulo sobre como se quer alcançar. Julgo ser necessário melhorar o documento de forma estrutural”, afirmou.

As averiguações preventivas penais foi outro dos assuntos abordado na conferência, tendo a procuradora-geral defendido a criação de “procedimentos claros”.

“Julgo ser necessário um estudo para a adoção de um quadro legal enquadrador para a definição de procedimentos claros para as averiguações preventivas. Deveria dar-se alguma formalidade às averiguações, como por exemplo regular a competência da PJ para instaurar essas ações preventivas”, afirmou a magistrada, admitindo que se trata de “um campo movediço que está sujeito a contestações em sede de julgamento”.

A omissão de determinados temas que considerou importantes para uma estratégia nacional foi outra das críticas apontadas, citando a ausência de capítulos dedicados à contratação pública e ao urbanismo ou o planeamento do território.

“Seria necessário referir a responsabilidade de cargos públicos e políticos, as autarquias locais, o financiamento partidários”, observou a magistrada, alertando para a ausência de uma definição dos pontos prioritários no combate à corrupção e para o facto de não estar estipulada uma avaliação da aplicação da legislação e a sua eficácia.

Outro dos pontos fracos da Estratégia apontados por Joana Marques Vidal foi o deficiente envolvimento de determinadas entidades como a Assembleia da República, nomeadamente nas funções das comissões, por exemplo da transparência.

No capítulo que apelidou de “perplexidades”, a magistrada alertou para o perigo de o mecanismo da prevenção se transformar “numa instituição burocrática de análise formal”, assunto que, em seu entender, está pouco esclarecido no documento aprovado pelo Conselho de Ministros, temendo que a ENCC se esgote em alterações legislativas.

Entre as sugestões apresentadas constam os instrumentos de acompanhamento e supervisão da contratação pública, lembrando a ex-PGR que “muitos magistrados deparam-se com a deteção tardia dos fenómenos corruptivos”, sugerindo a criação de um mecanismo que acompanhe os grandes negócios do Estado que fosse corrigindo as eventuais irregularidades.

A questão dos megaprocessos e da morosidade da justiça foram outros dos assuntos abordado.

“Os processos de grande dimensão vão continuar a repetir-se porque os crimes são também de grande dimensão e não há maneira de ultrapassar isto. Concordo que a conexão de processos pode ser melhorada na lei, mas há megaprocessos porque há megacrimes, altamente sofisticados, que envolvem diversas instituições e sistemas financeiros internacionais”, sustentou.

Segundo Joana Marques Vidal, "seria importante que a lei consagrasse a comunicação obrigatória ao MP pelas entidades que fazem a apreciação das declarações de rendimentos sempre que fosse detetado um desajustamento ou desfasamento de um enriquecimento não justificado”, à semelhança do que acontece para o branqueamento de capitais.

Para a magistrada do MP, seria ainda de valorar a possibilidade de haver tribunais especializados para a criminalidade económica-financeira.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 948 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia