May 22, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2455 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1691 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1661 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1490 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2554 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1846 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3819 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:2392 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1521 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1490 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1108 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1324 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1345 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1623 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2480 Opinião

Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?

Uma Namorada no “Face”


Foto:mentatdgt

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


“Crónicas de Lisboa”

O Tomás, que era um menino oriundo duma família daquelas com vivência intergeracional, onde coabitam duas ou três gerações, foi para a escola primária da sua zona. Era uma novidade e um meio diferente para ele que foi criado em casa até aos seis anos. Todos os dias, os familiares lhe perguntavam coisas da sua escola e dos seus colegas de turma; se gostava da escola; se gostava dos colegas da turma; se já tinha feito amizade com alguém em especial da turma, etc. Um dia, o avô, “homem da velha guarda”, perguntou-lhe se já tinha arranjado uma “namoradinha” na turma e ele, muito embaraçado, respondeu que não. Contudo, esta pergunta repetia-se pelos dias, até que ele, numa tarde no recreio, atirou à Alice, sua colega de carteira na sala de aulas e sua amiguinha favorita.

- Queres ser minha namorada, para depois, quando formos grandes, nos casarmos e termos filhos?

Ela, sem se atrapalhar com a pergunta, respondeu.

- Não posso ser tua namorada e casar contigo, porque na minha família casamos todos uns com os outros.

- Uhmmm, soletrou, nasalmente, o Tomás, mas a amiga continuou.

- A minha mãe casou como o meu pai; a minha avó casou com o meu avô, o meu tio casou com a minha tia...

- Chega, chega - respondeu o amigo.

Mas ela ainda acrescentou.

- Só o meu tio mais novo namora com o "Face". É o que oiço dizer lá em casa, mas eu não conheço essa do "Face”. Mas não admira, porque ele quase nunca sai de casa e passa muitas horas no quarto, sozinho, a namorar no computador ou no telemóvel. O meu avô, que é o pai dele, e a minha avó, bem se fartam de lhe dizer para ele arranjar uma namorada, pois já tem idade para sair de casa, mesmo que seja pelo "Face", mas ele diz que é melhor assim. Responde que não está para aturar as namoradas e muito menos ter filhos. Diz ainda que está a pensar adotar um cão, para “fazer de filho” com ele e à namorada que queira namorar com ele. Diz que os filhos dão mais trabalho e gasta-se mais dinheiro do que ter um cão.

- Está a tocar a campainha para regressarmos à sala de aulas, temos que correr - diz-lhe o Tomás, enquanto lhe agarra pela mão. Mas antes de entrarem na sala, a Alice ainda lhe segredou.

- Sabes, o que eu gostaria era de ter era um irmãozinho, embora goste muito de animais.

- Também eu, mas eu preferia uma irmã, mas os meus pais dizem que sai muito caro ter dois filhos e dá muito trabalho também e chatices. Dizem que já chego eu.

Ao jantar e à mesa onde todos se sentavam, mas raramente o tio que namorava no “Face”, pois o namoro nem tempo lhe dava para jantar com a restante família, o avô voltou à carga e atirou.

- Então meu neto Tomás, foi hoje que escolheste uma namoradinha lá na turma?

E oTomás, menino de boa educação, respondeu.

- Avô, eu sou uma criança e quero aprender, brincar, crescer e só quando for grande, assim como o meu pai, eu vou querer arranjar uma namorada como a minha mãe, disse.

E os pais do menino, já um pouco aborrecidos com aquelas insistências “machistas” do avô, agiram em defesa do Tomás e disseram.

- Deixe lá o menino ser criança que terá muito tempo para namorar em devido tempo. O que se vê de mais por aí são jovens/crianças que deixam de brincar e até estudar porque começam a namorar e a fazer outras coisas prematuramente. No seu tempo, namoravam vigiados pelos familiares e casavam virgens, as mulheres e a maioria dos homens também. Depois, no meu tempo, a “revolução” chegou também à sexualidade e a tendência tem sido para banalizar os namoros e as relações sexuais e afetivas. E quais foram os ganhos que as sociedades ditas ocidentais lucraram? Não me parece, mas passar do oito para o oitenta não foi o melhor caminho.

As sociedades, mas tendo por base a família e a escola, tem que apostar na educação e na formação das relações interpessoais, sejam de caracter afetivo, cívico e profissional e firmes na transmissão de valores aos mais jovens ou então caminhamos ainda mais para a agudização dos conflitos com vários tipos de vítimas, a começar nas próprias crianças e jovens. E talvez devêssemos pensar noutro modelo e estrutura familiar, campo aberto para alguns fanatismos, sempre maus. Para a igualdade entre os géneros masculino e feminino, ainda vamos ter que esperar por várias gerações, porque o “machismo” ainda está arreigado em muitas cabeças caducas, homens e mulheres e de várias idades, sem esquecer as crianças e os jovens.

Serafim Marques - Economista (Reformado e Avô cuidador e educador)

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 960 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia