Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Associação portuguesa Afectos com Letras vai enviar cinco voluntários numa Missão Solidária de 9 dias à Guiné-Bissau para entregar duas descascadoras de arroz às populações das aldeias de Farandinto e Sonaco, localizadas respetivamente nas regiões de Oio e Gabu.
O projecto "A Máquina que cria tempo" tem como objectivo retirar a mão de obra infantil e feminina da difícil tarefa manual de descascar o arroz, e com as duas novas descascadoras doadas pela Afectos com Letras, o projecto passará a contar com um total de 13 descascadoras de arroz instaladas em várias regiões da Guiné-Bissau continental e em três de suas ilhas.
Além da entrega das descascadoras de arroz, a Missão Solidária inclui a conclusão do último módulo do curso de biblioteconomia que está a ser ministrado desde novembro pela ONGD Afectos com Letras a 12 formandos numa parceria com o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e a Secretaria de Estado da Cultura da Guiné-Bissau. Também está prevista a cerimónia de entrega de diplomas aos formandos.
A Afectos com Letras irá realizar várias atividades em escolas, nomeadamente na Escola de Djoló e na Escola Lassana Cassamá, além de visitar e acompanhar as obras de reabilitação que a organização está a realizar na Creche Fá di Varela. Esta é a 42ª Missão Solidária da Afectos com Letras à Guiné-Bissau desde a sua fundação em 2009. A organização tem focado o seu trabalho na área da educação, formação e empoderamento de meninas e mulheres.
Já construiu duas escolas de raiz naquele país e cofinanciou outras duas onde assegura o pagamento dos salários dos professores e presta apoio alimentar.
A Afectos com Letras também criou várias bibliotecas em diferentes partes do país e, desde 2014, promove a instalação de descascadoras de arroz em aldeias fortemente dependentes da cultura do arroz, libertando assim a mão de obra feminina infantil da tarefa penosa de descascar manualmente o arroz e combatendo o absentismo escolar e a iliteracia feminina.