
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Quase que era uma prenda de anos, pois Nuno Barros completa hoje as suas 41 primaveras, ao longo das quais se tem salientado com vários títulos nacionais e internacionais, com destaque de ter sido em 2004, o primeiro Campeão do Mundo de canoagem, em C2 Sénior.
Mas, todos os feitos pela Pátria ao longo da vida do atleta Pontelimense, natural da freguesia da Correlhã, mas residente na vizinha Seara, foram reconhecidos ontem pela Assembleia Municipal de Lisboa. O membro e jurista José Inácio Faria, ex-eurodeputado pelo Movimento Partido da Terra, apresentou um voto de saudação a Nuno Barros, o qual foi aprovado por unanimidade dos 75 parlamentares.
Do currículo do homenageado, destacamos, tal como justificou o proponente do agraciamento naquele órgão deliberativo da capital, passos relevantes: medalha de ouro na Taça do Mundo em Crestuma, Portugal, em K2, em 2005; campeão da Europa, em C1, seis anos mais tarde; Taça do Mundo, na Noruega, no ano seguinte, e campeão da Europa, em 2014.
Com mais de quatro dezenas de participações em provas internacionais, e 31 vezes campeão nacional de canoagem, Nuno Barros colecionou quase uma dezena de medalhas de ouro, duas de prata e oito de bronze. Nos finais de Setembro último, durante o Campeonato do Mundo de Maratonas que decorreu em Ponte de Lima, o desportista limiano venceu na categoria de Masters (40-44 anos), em K1, renovando então o título que o consagrara 18 anos antes.
O proponente do galardão pelo município lisboeta, elencou o percurso do canoísta, com “uma longa e prestigiada carreira e que consolida o seu nome na história da canoagem no mundo e na história desportiva em Portugal”, pelo que o Grupo Municipal do Partido da Terra propôs o Voto de saudação a Nuno Barros pelo título de Campeão do Mundo de Maratona Masters.
Podemos adiantar, que o laureado será também homenageado no início do ano em Bruxelas, no âmbito dum programa em elaboração pelo Administrador do Conselho Europeu de Investigação, Victor Alves Gomes, em parceria com outras entidades belgas e portuguesas lá sediadas, com colaboração do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima.
Anteriormente, a 3 de Abril de 2020, também as portas do Parlamento Europeu se abriram para receber Nuno Barros, integrante duma comitiva de duas dúzias de visitantes convidados pelo então eurodeputado José Inácio Faria, no âmbito duma promoção gastronómica de Portugal/Ponte de Lima, Noruega e Hong Kong, que reuniu quase três centenas de participantes.
Nuno Hélder Pinto Lopes de Barros, exerce actualmente funções de Guarda Principal na Unidade de Emergência, Protecção e Socorro da GNR, no Posto Territorial de Arcos de Valdevez.