Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Embaixada de Portugal assinala esta data recordando o longo e muito duro caminho já trilhado em prol da defesa e da garantia dos direitos das Mulheres, no quadro do princípio da igualdade de género, mas também e sobretudo, o caminho que ainda falta percorrer até eliminarmos toda as desigualdades, discriminações e violência contra as Mulheres, na sua vida privada (violência doméstica e violência no namoro) e pública, nomeadamente, nos seus empregos e nas oportunidades que a sociedade lhes proporciona.
Neste dia, a Embaixada não pode deixar de expressar a sua solidariedade para com todas as mulheres e crianças que são vítimas de conflitos armados e reconhecer o papel central das mulheres em cenários de agressão. São estas mulheres que hoje fogem com as suas crianças para um local seguro que irão, um dia, regressar para reconstruir um país devastado. Em cenários de conflitos armados mais de 75% dos deslocados internos são mulheres e crianças e, em alguns casos, este número chega aos 90%. A importância da inclusão das Mulheres nos processos negociais de paz e nos processos de manutenção e consolidação da Paz foi reconhecida, pela primeira vez, na Resolução 1325 “Mulheres, Paz e Segurança” do Conselho de Segurança Nações Unidas, no ano 2000.
Este ano, o tema das comemorações definido pela ONU-Mulheres é “Gender Equality today for a sustainable tomorrow”. Um tema que exorta à ação climática liderada por mulheres, para mulheres (“climate action for women, by women). A celebração do Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas invocará o contributo das mulheres e raparigas que lideram o desafio de adaptação e resposta às alterações climáticas, bem como a sua contribuição para um futuro sustentável e será realizada virtualmente das 18h às 19h30 (hora belga), com a participação do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres e poderá ser seguida através da seguinte ligação: https://www.unwomen.org/en/news-and-events/events/2022/02/international-womens-day-2022
No plano nacional, o Dia Internacional da Mulher será assinalado com diversas iniciativas, disponíveis para consulta nesta ligação: https://www.cig.gov.pt/, e das quais se destaca a participação de S. Exa. a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, na sessão “Women create Value”, com transmissão através da página de Facebook da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).