Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Chefe de Corpo de Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, o popular – Rôla – recebeu domingo último, mais uma condecoração, no âmbito das comemorações da fundação dos “Soldados da Paz”, ocorrida no remoto 25 de Setembro de 1887.
Desta vez, o amigo Melo foi galardoado pela Liga dos Bombeiros Portugueses, com o crachá Cidadania e Mérito, uma distinção honorífica outorgada pela Liga dos Bombeiros Portugueses. O homenageado recebeu ainda um diploma justificativo, assinado pelo Presidente do Conselho Executivo, António Nunes.
De acordo com o Regulamento de Distinções da Liga dos Bombeiros Portugueses, a atribuição do respectivo Crachá, destina-se a reconhecer “(…) a prática de actos e/ou serviços relevantes de inquestionável contributo para a dignificação da causa dos Bombeiros…”
Recordemos, que o medalhado prestou 47 anos de serviço á instituição humanitária limarense, onde entrou como voluntário em 1973, e já recebera há dois anos atrás, um – Louvor – por parte do seu Comandante Carlos Lima e o Presidente da Direcção, Américo Fernandes.
Na situação de reformado desde 2021, o Chefe Armando Melo ocupa agora o seu lugar no Quadro de Honra, participando em cerimónias alusivas ao historial e protocolo dos nossos bombeiros, juntamente com os restantes colegas nessa situação profissional.
Mas, o nosso amigo dedica-se também, particularmente, a causas sociais e também culturais. Aqui, no âmbito de elemento do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, tem participado na organização de várias degustações enogastronómias com o grupo, designadamente em Portugal, Bélgica, França, Luxemburgo, Itália, e recentemente Suíça, na promoção do país e da região.